Árbitros aprovados em curso da ITTF podem atuar em competições internacionais

15/06/2012 13:32

Durante o Sul-Americano e Seletiva Olímpica de Tênis de Mesa, realizados no Rio de Janeiro, entre os dias 01 e 07 de março de 2012, dezesseis árbitros da Confederação Brasileira da modalidade foram postos à prova. Eles realizaram a avaliação para se tornarem Árbitros Internacionais.

A prova é conhecida pela dificuldade de aprovação, mostra disso é que apenas quatro, dos dezesseis participantes foram aprovados: Adalberto Ferraz (foto), que realiza um trabalho como Árbitro Geral nas competições da CBTM, José Eduardo de Marco, juiz da Federação Paulista, Marlos Montes e Flávia Vilanova, todos atuantes nas competições nacionais.


A avaliação é estruturada da seguinte forma: são 50 questões para serem resolvidas em apenas 50 minutos. A prova teve tradução para o português feita por Maria Ferrer Ferreira, Árbitra Internacional desde 1992 e atualmente Referee Internacional.

--- Para mim o segredo de fazer uma boa prova, foi resolver as questões como se estivesse arbitrando, atuando mesmo em quadra. Este foi apenas o primeiro passo, o próximo, realizar a avaliação “Blue Badge” ---, explicou Adalberto Ferraz.