Aos 12 anos, Sofia Kano busca seguir a tradição da família no tênis de mesa

24/05/2019 22:34

Atleta é prima de Cláudio Kano, um dos maiores mesa-tenistas brasileiros, e foi campeã mirim na Copa Brasil

FOTO: Sofia Kano foi a campeã da categoria mirim feminina. Crédito da Foto: Christian Martinez/RGB Studios.

 

Brasília (DF), 24 de maio de 2019.

CLAUDIA MENDES

Se depender de Sofia Kano, a tradição da família está garantida. Prima de segundo grau do lendário Cláudio Kano, que muito contribuiu para a elevação do patamar brasileiro no tênis de mesa, a atleta já acumula vitórias e títulos, somente aos 12 anos. Nesta edição da Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste, Sofia foi a campeã mirim.

O título veio sobre Ana Clara Peters, que já havia vencido na categoria super pré-mirim, na quinta-feira (24). O placar foi tranquilo: 3 a 0, com parciais de 11/4, 11/4 e 11/5. Apesar da aprovação, porém, o bom jogo não recebeu nota 10 da exigente mesa-tenista: "Foi uma boa atuação. Mas acho que eu poderia ter jogado mais", contou Sofia, pensativa.

O motivo da vitória ela não esconde: "Treinei bastante para esse campeonato. Muito mesmo", afirmou a atleta.

O caminho até o nível de seu primo, Cláudio Kano, não será fácil. Para ele, foram 12 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sete de ouro, além de quatro medalhas de ouro e cinco de prata em Campeonatos Latino-Americanos. O mesa-tenista conta, ainda, com duas participações em Olimpíadas, em Seul (1988) e Barcelona (1992) – estaria também em Atlanta (1996), mas faleceu um dia antes de embarcar, em um acidente de moto.

Apesar dos 12 anos, Sofia já venceu o Nacional, em Maceió, e com a nova conquista começa, pouco a pouco, a traçar seu caminho no tênis de mesa. Ao menos um apoio de peso, ela já tem: dos pais de Cláudio Kano, Tio Minouro e Tia Mitiko. "É a continuação de uma paixão familiar", comemora.

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Lucas Mathias (estagiário)

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa