Aos 78, vovô do ping-pong segue ganhando tudo no tênis de mesa

01/04/2018 00:47

Gaúcho Luiz Costa foi o grande campeão da categoria veterano 7. Confira todos os vencedores

FOTO: Luiz Costa segue sendo osso duro de roer nas mesas. Crédito: Christian Martinez/RGB Studios.

 

Concórdia (SC), 1º de abril de 2018.
Por Claudia Mendes e Juliana Cumplido

Se você, que está lendo esta matéria, chegar aos 78 anos com a disposição de Luiz Costa, certamente ficará agradecido. O vovô, atleta da Sociedade Ginástica de São Leopoldo (RS), venceu a categoria veterano 7 da Copa Brasil Sul-Sudeste. Na final, derrotou Luis Romero Lima (Sogipa-RS), por 3 a 1 (3/11, 11/3, 11/9 e 11/4). É assim há muitos anos, desde que começou a praticar o ping-pong.

Ping-pong? Sim ping-pong mesmo. Ele praticava o ping-pong desde jovem. Uma raquete sem borracha e pouco maior do q a normal. Algo muito tradicional no Sul do Brasil. Tênis de mesa ele pratica desde 2005.

“Não tomo remédios, tenho uma saúde perfeita graças ao esporte", avisa o vovô campeão.

E como ele vê os jovens mesa-tenistas? "Eles respeitam o q falo. Assim como eu respeitava os mais velhos também. Igualmente, aprendo com os jovens. É uma troca importante. O tênis de mesa é um esporte fabuloso. Reúne família, amigos, vizinhos. Agrega as pessoas", avalia, no alto de sua sabedoria.

Já que falamos da categoria mais experiente, vamos aos resultados dos garotos. No sênior, Claudio Massad (Associação Nova Era – Bauru – SP) derrotou Caio Gadelha (Academia Sergipana), por 3 a 1 na final (11/7, 11/5, 6/11 e 11/9). No veterano 4, Giuliano Peixoto (F.M.E. Concórdia - SC) bateu Fabio Farias (A.M.Florianópolis - SC) na decisão, por 3 a 0 (11/7, 11/8 e 11/3). Mario Ribeiro (Jaraguá T.C. – AL) venceu Gilberto Onofre (Associação Amigos do Tênis de Mesa – SC), por 3 a 0 (11/3, 11/3 e 11/8), na decisão do veterano 5. E, na final do veterano 6, entre dois atletas da Associação Carioca de Tênis de Mesa, Hélcio Pinguelli derrotou Denis Albuquerque, por 3 a 1 (11/4, 11/8, 9/11 e 11/8).

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Marcio Menezes – marcio@fatoeacao.com
Juliana Cumplido (estagiária) - juliana@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa