Após resultados Gustavo Tsuboi deve voltar para o Top 100 em fevereiro

27/01/2013 15:40

Depois do título conquistado por Cazuo Matsumoto no Aberto da Espanha, primeira etapa da temporada do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), os holofotes se voltaram para os brasileiros.

Cazuo não conseguiu repetir o feito e acabou sendo eliminado na fase de grupos do Aberto da Áustria, mas outro representante do país conseguiu manter o nível e mostrou que o que acabara de acontecer não foi obra do acaso.

A excelente participação de Gustavo Tsuboi em Welts mais uma vez mostrou a evolução do Tênis de Mesa brasileiro, o que é confirmada pelo editor responsável pelas publicações feitas no site da ITTF, Ian Marshall, um dos maiores especialistas no assunto.

--- Sem dúvidas a evolução do Tênis de Mesa brasileiro é maior do que qualquer outra se comparada aos países da América-Latina, inclusive superando muitos representantes da Europa, que é um dos grandes centros --- afirmou Ian.

Gustavo Tsuboi passou pela fase de grupos em primeiro lugar e depois derrotou o austríaco Daniel Habesohn, mas a vitória mais expressiva foi contra o francês Adrien Mattenet, 28º do Ranking Mundial.

O brasileiro se classificou para as oitavas de final, que reuniu quatro chineses, três japoneses e representantes da Alemanha, China Taipei, Croácia, França, Portugal, Rússia e Suécia, e enfrentou o japonês Kazuhiro Chan, o 32º do ranking.

Embora tenha jogado de igual para igual, o brasileiro perdeu por 4 a 2, mas recebeu muitos elogios do técnico da Seleção Brasileira Jean-René Mounie, que destacou a postura de Gustavo Tsuboi contra atletas que estão no Top 50 do ranking.

--- Tsuboi jogou bem e obteve excelentes resultados sobre Habeshon, o 86º no ranking mundial, e Mattenet, o 28º. Ele perdeu para o japonês nas oitavas de final, mas desenvolveu um jogo muito ativo --- avaliou o técnico.

--- Infelizmente Gustavo não conseguiu manter o seu nível durante a partida, mas mostrou evolução em relação ao ano passado. Temos que destacar que ele já conseguiu evoluir bastante --- completou Jean-René.

Gustavo Tsuboi ocupa atualmente a 113ª posição do Ranking Mundial, mas como conseguiu uma vitória sobre o 28º, deverá subir bastante. Com a excelente fase de Cazuo Matsumoto, a experiência de Thiago Monteiro e o surgimento de novos atletas como Hugo Calderano, Eric Jouti e Vitor Ishiy, a meta de ter dois atletas entre os 50 melhores do mundo até 2016 não parece tão distante assim.