Arthur Zanetti recebe Prêmio Superar 2012 de melhor atleta olímpico

11/12/2012 19:43

Foto: DivulgaçãoUma noite para ficar na história do esporte brasileiro. Bastante expectativa e muita emoção na cerimônia de entrega do Prêmio Superar 2012, realizada na segunda-feira à noite, no hotel Windsor, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O ator, cantor e apresentador Mário Frias comandou a festa que reuniu atletas, técnicos, personalidades do esporte e imprensa.

O show ficou por conta de Liz Rosa com participação especial de Leila Diniz. Foi a primeira vez que uma premiação esportiva igualou atletas com e sem deficiência, dando igual importância aos segmentos olímpico e paraolímpico.

O ginasta Artur Zanetti e o velocista Alan Fonteles ficaram com os troféus de melhor atleta olímpico e paraolímpico, respectivamente, enquanto o vôlei feminino e o futebol de 5 (cegos) foram os vencedores na categoria Melhor Equipe.

José Roberto Guimarães (vôlei) e Amauri Veríssimo (atletismo) foram eleitos os técnicos do ano e Carlos Antonio "Bira", que correu ao lado de Odair Santos na conquista da medalha de prata nos 1.500m nos Jogos de Londres, recebeu o troféu de melhor atleta-guia.

"O prêmio representa o reconhecimento do trabalho de muitos anos. Agradeço a todos pela força e pela torcida", disse Artur Zanetti.

O atleta paralímpico, Alan Fonteles, também comentou sobre a conquista do prêmio

"É um prazer imenso participar dessa festa. Realmente é um grande reconhecimento pelo nosso esforço e dedicação. Agradeço a todos, especialmente minha família, meu técnico e meu irmão Yohansson, que me acompanha em tudo. Fico muito feliz por ter realizado este grande feito e ter dado alegria para todo o Brasil", declarou Alan Fonteles ao receber o troféu.

Nas categorias de imprensa, a "TV Globo" ganhou como melhor reportagem de TV com "Desafio sem Limites - Fernando Fernandes salta de paraquedas". Jorge Luiz Rodrigues, do jornal "O Globo", e Túlio Moreira, do "Globoesporte.com", foram os vencedores de melhor reportagem de veiculo impresso e web, respectivamente. A melhor foto do ano foi de Fernando Maia.

O prêmio de Melhor Gestão Esportiva do ano foi para Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Fluminense, campeão brasileiro de 2012. O Prêmio Inspiração foi entregue a Zico por Rosinha (bicampeã paraolímpica e recordista mundial de arremesso) e Lucas Prado (velocista dono de três medalhas paraolímpicas de ouro e duas de prata, e recordista mundial nos 100m e 200m).

"Em primeiro lugar, queria dar os parabéns a todos os premiados da noite. Não tive a felicidade de representar o Brasil em Jogos Olímpicos, mas sempre torci muito. Tenho muito orgulho por ter contribuído para o desenvolvimento de paradesporto, quando organizei o jogo de fim de ano da Sadef (Sociedade dos Amigos dos Deficientes Físicos) por quase 20 anos. Tive dificuldade no inicio da carreira. Foi a superação do tamanho, do físico. Acho que hoje em dia em não seria aprovado em nenhum time. Superação não é só recuperação. Superação é vencer na sua carreira e eu acho que venci", agradeceu Zico.

Foto: DivulgaçãoO jornalista Rafael Marques e o técnico Ricardo Gomes receberam o Prêmio Superação 2012. Rafael foi internado com pneumonia em outubro de 2011, teve infecção generalizada e entrou em coma. Aos poucos, o radialista se recuperou e hoje está trabalhando novamente. Ricardo Gomes ficou afastado do futebol por mais de um ano após sofrer um AVC durante uma partida de futebol em agosto de 2011. Ainda se recuperando, Ricardo retornou ao esporte como diretor técnico do Vasco da Gama.

"Foi uma honra ouvir publicamente as palavras do meu segundo pai, Eraldo Leite. Sem nenhuma pretensão da minha parte, sou a prova viva de que Deus existe, porque estou em pé hoje, com um pouco de dificuldade, mas estou. Só tenho a agradecer a todos que me ajudaram, minha família, amigos. E obrigada a todos por esta linda homenagem", comentou Rafael, que permaneceu no palco para entregar o prêmio a Ricardo Gomes.

"Fiquei muito feliz por fazer parte dessa grande festa. Não merecia isso tudo. Vou fazer o melhor que eu puder para agradecer a todos essa homenagem. Fiquei muito emocionado", disse Ricardo Gomes, que não conteve as lágrimas.