Atleta da Seleção Mundial Hopes da ITTF é candidato ao título no Aberto do Brasil

04/09/2013 16:41

Rafael Torino é um dos mais promissores atletas da nova geração do Tênis de Mesa brasileiro. Em junho desse ano, participou do Desafio Mundial ITTF Hopes, que aconteceu na Academia Schalger Werner, em Schwechat, na Áustria, terminando entre os oito melhores da competição.

O brasileiro venceu os três jogos que disputou no primeiro dia e se classificou para a chave principal com duas rodadas de antecedência. Derrotou o israelense Ziv Itsak, mas depois perdeu nas quartas de final para o tailandês Yanapong Panagitgun e foi eliminado. O campeão foi o tailandês Yanapong Panagitgun.

A competição reuniu 35 meninos e 25 meninas de 35 países. A novidade desse ano foi a inclusão do torneio de equipes nos mesmos moldes dos Jogos Olímpicos da Juventude. Na época o técnico Guilherme Simões destacou a participação de Rafael pela forma com que atuou em sua primeira competição internacional.

Segundo Guilherme, apesar de novo, o atleta não sentiu a pressão de jogar fora do país e se mostrou psicologicamente muito bem, até melhor que em muitas competições no Brasil em que teve a oportunidade de acompanhá-lo.

Independentemente da eliminação, Guilherme estava otimista em relação a convocação de Rafael para a equipe ITTF Hopes Mundial 2013, o que acabou se confirmando. Em agosto, o atleta participou do Training Camp da equipe World Hopes Team ITTF, em New Jersey.

Rafael disputou o New Jersey Chinese Festival Open, com atletas de todas as idades, sendo eliminado nas quartas de final. Durante o evento, segundo o técnico, teve altos e baixos, venceu jogos importantes, mas não atuou tão bem na fase eliminatória, sendo eliminado pelo por Zhong Zongqi (USA).

--- Durante as duas semanas que permanecemos em New Jersey, foram longos dias de treinos, quase sempre em dois períodos de três, e muitas partidas disputadas, uma bela experiência para Rafael --- avaliou o técnico, lembrando que o treinamento serviu também como preparação para mais duas competições internacionais.

A primeira será o Aberto de Jovens do Brasil, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 a 15 de setembro, e depois de 10 a 14 de outubro, no Latino-Americano Pré-Mirim e Mirim na Guatemala.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.