Brasil conquista três ouros e duas pratas em etapa do Circuito Mundial Junior, no Chile

21/03/2019 23:41

Medalhas vieram nos confrontos por equipes do Aberto do Chile Infantil e Juvenil; em duas categorias, as finais foram exclusivamente brasileiras

FOTO: Infantil masculino teve final 100% brasileira. Crédito: ITTF.

 

Santiago (CHI), 21 de março de 2019

Por: Assessoria de Comunicação – CBTM

A noite desta quinta-feira (21) foi de muita comemoração para a delegação brasileira em Santiago. No segundo dia de Aberto do Chile Infantil e Juvenil, etapa do Circuito Mundial Junior, as disputas por equipes foram definidas com amplo domínio dos mesa-tenistas do Brasil: das quatro finais possíveis, três tiveram participação de ao menos uma equipe brasileira, e já são três ouros e duas pratas.

No infantil masculino, as duas equipes brasileiras conseguiram a classificação como primeiras colocadas de seus grupos, com três vitórias. Na fase eliminatória, o Brasil A passou pelas equipes A e C do Peru, para enfrentar o Brasil B, que havia derrotado, anteriormente, as equipes A e B equatorianas.

Na final, deu Brasil A. Henrique Noguti e Joon Shim venceram Luigi Yamane e Gustavo Gerstmann, da equipe B brasileira, por 3 a 1, nas primeiras duas medalhas da competição.

A final completamente verde e amarela se repetiu na categoria juvenil feminina. Tamyres Fukase e Livia Lima, da equipe A, venceram o Brasil B, de Giulia Takahashi e Laura Watanabe, também por 3 a 1. Antes do ouro, o Brasil A havia passado pelo Chile A, além da equipe do Equador. A equipe B, por sua vez, derrotou o Chile B e uma equipe mista, formada pela brasileira Amy Sekimoto e a canadense Benita Zhou, antes de ficar com a prata.

“Parabenizo as equipes do Brasil. Giulia e Laura chegaram na final, surpreendendo, jogando uma categoria acima. Fizeram um ótimo campeonato”, comentou o técnico William Kumagai, que acompanha a delegação brasileira no Chile.

Na categoria juvenil masculina, a disputa foi um pouco mais acirrada. A equipe B, formada por Kenzo Carmo e Lauro Sebold, acabou derrotada na semifinal, perdendo para a equipe A da Argentina. Antes, haviam passado pelos Estados Unidos, nas quartas de final.

Formada por Rafael Torino e Diogo Silva, a equipe A derrotou o Canadá nas quartas de final. Depois, a vitória foi contra o Chile A, chegando até a final contra a principal equipe argentina. O confronto foi decidido somente no quinto e último jogo: após os argentinos abrirem 2 a 1 sobre os brasileiros, Diogo Silva derrotou Santiago Lorenzo e Rafael Torino conseguiu a vitória do título, sobre Matias Velarde, fechando o placar em 3 a 2 de virada.

“Saímos do fundo do poço. No final, o Rafael já estava muito cansado, mas conseguiu se superar. O Diogo Silva jogou bem, também, e superamos na raça, na vontade. Tivemos um psicológico muito bom, mas ganhamos na base do coração também”, vibrou Kumagai.

No infantil feminino, apesar de fechar a participação por equipes com vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, Karina Shiray e Beatriz Fiore não conseguiram a classificação. O Brasil terminou em terceiro no grupo, a frente do Peru B. Foram duas derrotas e uma vitória.

Derrota na Itália

Único representante brasileiro na Itália, o atleta Eduardo Tomoike perdeu para o chinês Chen Yuanyu por 4 a 0 (5/11, 7/11, 7/11 e 2/11) e deu adeus ao Aberto da Itália Infantil e Juvenil, etapa premium do Ciruito Mundial Juvenil. O mesa-tenista havia se classificado automaticamente para a fase de 64, na categoria juvenil, e se despediu nesta quinta-feira da competição em Lignano.

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa