Equipe feminina faz bom jogo, mas é superada pela Polônia e dá adeus ao Mundial por Equipes

03/05/2018 14:08

Técnico Hugo Hoyama pede que atletas avaliem acertos e erros apresentados durante a competição

Crédito da Foto: ITTF.

 

Rio de Janeiro (RJ), 03 de maio de 2018.
Por: Assessoria de Imprensa - CBTM  

Quem assistiu ao duelo entre Brasil e Polônia viu, mais uma vez, melhora no desempenho da equipe feminina no Mundial por Equipes, em Halmstad, na Suécia. Porém, mesmo com duelos apertados, as meninas não conseguiram a vitória no confronto, vencido pelas rivais por 3 a 1, na manhã desta quinta-feira (3/5). O revés, infelizmente, sela o adeus do time neste Campeonato Mundial e deixa o Brasil fora da disputa pelo 13º lugar, melhor posto para aqueles que não avançaram após a primeira fase. 

Na análise do técnico Hugo Hoyama, extrair aprendizado da competição é algo fundamental.

"Infelizmente saímos desse campeonato com as derrotas. Mesmo assim, as meninas lutaram por cada ponto, por cada jogo. Tivemos altos e baixos. Agora, é colocar a cabeça no lugar, estudar, pensar o que foi bom e ver o que não deu certo, para a gente se superar e jogar melhor do que jogamos aqui na próxima vez", comentou o treinador.

Sobre o duelo com a Polônia, Hugo confirmou a evolução da equipe, mas destacou a força da principal atleta adversária.

"O jogo foi muito disputado. Nós sabíamos que seria difícil. A chinesa (Qian Li, 32ª do mundo) é muito forte defensivamente. Mesmo assim, disputamos cada ponto, cientes de era uma das "finais" que queríamos disputar".

O jogo
Na partida inicial, Qian Li não deu nenhuma chance a Lin Gui, fechando com facilidade as três parciais e finalizando o jogo em 3 a 0.

Bruna Takahashi tinha a missão de manter o Brasil focado na vitória e encarou Natalia Paryka, 60º do mundo. A brasileira dominou os dois primeiro sets e teve tudo para fazer o 3 a 0. Foram dois match points desperdiçados e a virada de Paryka em 14 a 12.

Embalada, a polonesa ganhou a quarta parcial e levou o jogo para o tie-break. Neste, porém, Bruna mostrou o sangue frio necessário para triunfar. Salvou um match point e virou o jogo para 11 a 10. A polonesa conseguiu evitar duas vezes o fechamento, mas a brasileira devolveu o 14 a 12 e fechou o jogo em 3 a 2.

Outro jogaço viria em seguida, no qual Jéssica Yamada encarou Natalia Bajor, 243ª do ranking mundial. A brasileira salvou um set point para ganhar por 12 a 10 a primeira parcial, mas tomou a virada praticamente no mesmo momento do segundo set: tinha 11 a 10 a favor, mas foi batida por 13 a 11. 

Jéssica ganhou o terceiro set com folga e perdeu o quarto no detalhe, quando estava 9 a 9 e cedeu dois pontos. Logo, mais um duelo entre Brasil x Polônia chegou ao set desempate. Neste, Bajor manteve sempre uma distância mínima de dois pontos para Jéssica e finalizou o set em 11 a 8 e a partida em 3 sets a 2.

Bruna voltou à mesa para encarar Qian Li, mas, novamente, a principal jogadora da Polônia mostrou força. Ganhou os dois primeiros sets e, embora a brasileira tenha se empenhado muito na terceira parcial, na qual começou muito bem e ganhou por 11 a 9, não resistiu à rival no quarto set.

O Brasil foi representado no Campeonato Mundial por Bruna Takahashi, Caroline Kumaraha, Gui Lin e Jéssica Yamada.

 

BRASIL 1 x 3 POLÔNIA
Gui Lin 0 x Qian Li (5/11, 3/11 e 6/11)
Bruna Takahashi 3 x 2 Natalia Partyka (11/7, 11/8, 12/14, 7/11 e 14/12)
Jéssica Yamada 2 x 3 Natalia Bajor (12/10, 11/13, 11/6, 9/11 e 8/11)
Bruna Takahashi 1 x 3 Qian Li (11/9, 11/5, 9/11 e 11/3)

 


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Marcio Menezes – marcio@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa