Brasil terá sete representantes no Campeonato Sul-americano da Colômbia

19/10/2013 17:51

A partir da próxima terça-feira, a cidade de Villavicencio, na Colômbia, será palco do XXXI Campeonato Sul-americano adulto e o Brasil terá sete representantes, quatro homens e três mulheres, que além de tentarem manter a hegemonia do país no continente, também aproveitarão para fazer uma preparação ainda melhor para a disputa do Campeonato Brasileiro, na semana seguinte.

Além do Torneio Individual, a competição também reunirá disputas de Duplas, Duplas Mistas e Equipes. No masculino, o experiente Israel Barreto terá a companhia dos jovens Massao Kohatsu, Fábio Bucci e Raphael Almeida. No feminino, as atletas Lívia Gomes (esquerda), Bruna Alexandre e Alice Lavareda possuem condições de lutar pelo título, mas cada uma delas também tem um objetivo pessoal.

Bruna Alexandre (direita) é atleta Paralímpica e atual 3ª colocada do Ranking Mundial na Classe 10. Conquistou na semana passada a medalha de ouro no Campeonato Parapanamericano Juvenil, na Argentina. Disputou as Paralimpíadas de Londres, mas também é integrante da Seleção Brasileira Olímpica e trabalha para se firmar, pois sonha disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, assim como a polonesa Natália Partyka.

Lívia Gomes é a atual nº 1 do Ranking nacional brasileiro. Esse ano Lívia conquistou a medalha de ouro no Absoluto A, a categoria mais importante do país, em duas edições do Circuito Copa Brasil, em Brasília e Maceio, e ainda levou a prata em Maringá. Depois do Sul-americano, Lívia seguirá para Bento Gonçalves, onde tentará terminar como a melhor atleta brasileira da temporada 2013.

Alice Lavareda (esquerda) conquistou em setembro desse ano o título no Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa. A atleta começou a jogar há apenas quatro anos e já está conseguindo obter resultados expressivos nas etapas do Circuito Copa Brasil e em competições disputadas na região norte.

Com 20 anos, completados há uma semana, Alice trabalha para continuar evoluindo e para conseguir reconhecimento. Na competição da Colômbia, a atleta poderá contar com a importante ajuda de seu técnico, Israel Barreto, que também vai competir e está entre os favoritos ao título. 

Além dele, o Brasil terá também Fábio Bucci, campeão da 2ª Copa Interestadual de Pernambuco, no mês passado, e Raphael Almeida, que volta a Colômbia para competir depois de dois anos. O atleta de Santo André foi campeão do Sul-americano Juvenil em 2011, na cidade de Envigado, no Torneio de Duplas (com Vitor Ishiy) e Equipes.

Massao Kohatsu também faz parte da delegação brasileira e tentará repetir as belas atuações que o levaram a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos da Juventude, no final do mês passado em Lima, no Peru. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, Israel, Fábio, Raphael e Massao.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.