Brasil termina o Campeonato Latino-Americano com dez medalhas de ouro

21/06/2013 18:36

A melhor atleta do país confirmou a excelente fase e se despediu do Campeonato Latino-Americano, realizado em Lima, no Peru, com mais uma medalha de ouro, dessa vez no Torneio Individual Juvenil.

Caroline Kumahara foi o principal destaque da competição, com 100% de aproveitamento e os títulos nas competições de Equipes, Duplas e Duplas Mistas. Na decisão dessa sexta-feira, superou a amiga Karina Hayama, por 4 a 0, com parciais de 11-8, 11-6, 11-8, 11-5.

Quem também teve motivos de sobra para comemorar nessa categoria foi Bruna Alexandre, que ficou com o bronze no Individual, depois de conquistar duas medalhas de ouro por Equipes e Duplas, e a prata na Dupla Mista.

No juvenil masculino o título ficou com o argentino Brian Afanador, que superou o brasileiro Luan Oliveira, por 4 a 0, com parciais de 11-1, 12-10, 11-5, 11-7. Isaac Zauli e Vitor Ishiy terminaram em terceiro.

Os brasileiros encerraram a participação no Campeonato Latino-Americano com um total de 26 medalhas, sendo dez de ouro, seis de prata e dez bronzes, garantindo assim o Troféu Eficiência da competição, com 2.950 pontos. Em segundo lugar ficou Porto Rico (950) e em terceiro a Argentia (850).

--- Os números apenas comprovam a força e o crescimento do Tênis de Mesa brasileiro. Somamos o triplo dos pontos do segundo colocado --- destacou o Presidente da CBTM, Alaor Azevedo, que depois da cerimônia de premiação levou o grupo para um restaurante italiano para uma justa comemoração.

--- O momento é excelente! Essa nova geração está nos dando muitas alegrias. Além dessas conquistas no Peru, temos o bronze do Hugo Calderano no torneio de equipes do Aberto do Egito e a convocação de Rafael Torino para a Seleção Mundial ITTF Hopes --- vibrou o Presidente.

Os técnicos Fábio Almeida e Reinaldo Hídeo Yamamoto acompanharam o grupo, que contou também com a presença e a supervisão do Coordenador de Seleções Lincon Yasuda.

Na foto menor, a cerimônia de premiação do Torneio Individual Juvenil. Abaixo, da esquerda para a direita, começando pelo Presidente Alaor Azevedo, na parte superior estão os atletas Diego Dias, Gustavo Tomoike, Vitor Bibiano, Massao Kohatsu, Vitor Ishiy, Isaac Zauli e Luan Oliveira.

No centro, de pé, Letícia Nakada, Laís Toma, Karina Hayama, Bruna Takahashi, Martina Kohatsu, Lucas Prandi, Alexia Nakashima, Caroline Kumahara e Lincon Yasuda. Agachados, Fábio Almeida, Reinaldo Hídeo Yamamoto e Bruna Alexandre.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Fotos: Adolfo Valle