Brasil conquista o título do Campeonato Latino-Americano de Equipes

03/03/2012 15:31

Com uma vitória de 3 a 0 sobre o Chile, a Seleção feminina formada por Caroline Kumahara, Jessica Yamada, Kátia Kawai e Lígia Silva conquistou nesse sábado o título do Torneio de Equipes do Campeonato Latino-Americano de Tênis de Mesa, no ginásio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro.

As brasileiras garantiram também a vaga para a Copa do Mundo de Equipes, ainda em local a ser definido pela Federação Internacional. Caroline Kumahara abriu a série com uma vitória apertada sobre Paulina Vega, por 3 a 2. A Princesinha do Tênis de Mesa brasileiro levou o primeiro set por 11 a 7, mas recebeu o troco no segundo, pelo mesmo placar.

No terceiro conseguiu ficar novamente em vantagem com um emocionante 11 a 9, mas cedeu o empate no quarto, por 11 a 8, e a partida foi para o set decisivo. As atletas seguiram empatadas até 6 a 6, quando Carol conseguiu fazer três pontos seguidos até fechar em 11 a 7

Na sequência entraram em ação as duas atletas mais experientes de cada equipe, Lígia Silva e Berta Rodriguez. A brasileira começou vencendo o primeiro set por 11 a 4, forçando sempre o saque para tentar finalizar a jogada na terceira bola.

No segundo set Lígia não manteve a regularidade e permitiu a reação de Berta, que fechou em 11 a 9. No entanto, retomou as ações e venceu os dois sets seguintes por 11 a 7 e 11 a 5. Na partida de duplas, Jessica Yamada e Lígia Silva foram superiores o tempo todo e fecharam em 3 a 1, com um incontestável 11 a 2 no quarto set.

--- Na verdade acho que o mais importante foi que eu e Jessica mantivemos a concentração e não deixamos o jogo sair do nosso controle. Essa vitória pode ter sido o primeiro passo para vaga olímpica --- comemorou Lígia.