Bruna Alexandre é a grande campeã do Absoluto A na Copa Brasil Sul-Sudeste

01/04/2018 11:39

Atleta da Seleção Brasileira paralímpica venceu Lígia Silva e ficou com o título em Concórdia

Crédito da foto: Christian Martinez/RGB Studios.

 

Concórdia (SC), 1º de abril de 2018.

Por Claudia Mendes e Juliana Cumplido

Bruna Alexandre (Santa Maria/São Caetano/Xiom/Ateme/Cooper – SP) foi a grande vencedora da categoria Absoluto A da Copa Brasil Sul-Sudeste, em Concórdia (SC). Neste domingo (1/4), ela derrotou Lígia Silva (ADC Estrela/Joola/Santos F.C./Fupes - SP) por 3 a 1 (7/11, 11/9, 11/7 e 11/4), assegurando o título. Foi apenas mais um de muitos triunfos da atleta da Seleção Brasileira paraolímpica, que brilha entre os olímpicos também.

“Cada jogo é uma experiência nova, tem um estilo diferente. Hoje eu consegui me superar na final. Joguei num nível muito alto, por mais que eu tenha cometido alguns erros, como não ter atacado de forma tão ativa e rápida. Mas consegui acertar bem. Com certeza, isso vai me ajudar para os próximos campeonatos. Fazia tempo que eu não jogava, essa foi minha primeira competição no ano”, disse a campeã.

Quase todos que acompanham o tênis de mesa conhecem a história da criciumense, de 23 anos, que mora em São Caetano do Sul. Ela perdeu o braço direito aos 3 meses de idade, por causa de um erro médico. Ao tomar a vacina BCG, na mesma hora teve uma trombose e a amputação teve de ser imediata, para que o problema não avançasse. “Graças a Deus foi quando eu era pequena, então isso nunca me afetou", reconhece.

"Eu sempre consegui me virar sozinha e hoje moro sozinha em São Paulo. Treino com a seleção paralímpica em São Caetano, enfim, (o braço) nunca me fez falta", diz Bruna, que mostrou, neste domingo, ser esta uma grande verdade.

Lígia Silva, a adversária derrotada por Bruna neste domingo, é uma das poucas com quem costuma falar constantemente. A companhia mais frequente, quando não está treinando, é a dos dois cachorrinhos, que ela faz questão de levar para passear diariamente. Mas garante que está sempre feliz e alegre.

Bruna diz que começou a fazer crossfit há um mês e isso está melhorando muito sua resistência. O objetivo maior da atleta é perder peso e melhorar a condição física para conseguir se mexer melhor na mesa.

A campeã descobriu o tênis de mesa com 7 anos. O irmão, Bruno, já jogava no CT em Criciúma, ao lado da sua casa. Num dia de treino do Bruno, o técnico Alexandre Ghizi viu a menina e a convidou para treinar. Ela começou na Seleção pelos olímpicos, na categoria infantil. Só depois descobriu o paralímpico.

"Eu fui gostando muito. Primeiro, foi muito difícil para sacar com o braço, mas consegui me adaptar. Como eu já fazia outras modalidades, como futsal e skate, consegui ter agilidade para me movimentar por causa do equilíbrio", lembra.

A campeã da Copa Brasil se mostra muito satisfeita por ter tido uma vida tão vitoriosa: "Joguei em muitos campeonatos, ganhei ouro na Paralimpíada de 2016, no Rio... Eu agradeço muito a Deus por ter tantas oportunidades na minha vida, em que eu consegui me superar tanto, não só no esporte. No Mundial em 2014, na China, eu consegui também um feito muito grandioso, não só para a CBTM e o Brasil, mas para mim também, que foi a grande superação de conseguir estar na semifinal e conseguir a medalha. Esse momento me incentivou bastante a batalhar e treinar mais, até agora".

Outras finais

Na decisão do Absoluto C, vitória de Laira Silva (A.T.M. Pouso Redondo – SC) sobre Pâmela Moura (Jaraguá T.C. – AL), por 3 a 1 (9/11, 11,5, 11/4 e 11/9). No Absoluto D, entre duas companheiras da A.T.M. Pouso Redondo, a campeã foi Érica Peters, que superou Nataly Ribeiro na final, por 3 a 2 (11/9, 11/6, 8/11, 8/11 e 11/8).

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Marcio Menezes – marcio@fatoeacao.com
Juliana Cumplido (estagiária) - juliana@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa