Caroline Kumahara sobe mais de vinte posições no Ranking Mundial

05/02/2013 15:12

A jovem Caroline Kumahara garante que jamais esquecerá o ano que passou, afinal disputou os Jogos Olímpicos de Londres e assumiu o posto de nº 1 das Américas. No entanto, a temporada começou com outro feito histórico, que também merece ser guardado para sempre na lembrança.

A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou na última segunda-feira a atualização do Ranking Mundial referente ao mês de fevereiro e Caroline conseguiu uma evolução significativa, saindo da 193ª para a 171ª posição, a melhor já ocupada por uma brasileira nesse século.

Como não poderia deixar de ser, Caroline está feliz com os resultados que conseguiu nos Abertos da Espanha, onde conquistou a medalha de bronze no Torneio Sub-21, e da Áustria. O técnico Jean-René Mounie elogiou o estilo agressivo da atleta, com jogadas variadas e muita vontade vencer.

Caroline sabe que para continuar crescendo no esporte precisa fazer mudanças e uma delas é disputar uma ou duas temporadas fora do país. No entanto, não pensa em deixar São Caetano, onde mora e treina ao lado de alguns dos principais atletas do país.

--- Com certeza Caroline não está apenas evoluindo tecnicamente, como também tem um bom mental --- afirmou o técnico Jean-René Mounie.

Caroline está na França treinando para a etapa do Circuito Mundial Juvenil que será realizada na República Tcheca entre os dias 13 e 17 desse mês. Embora tenha conseguido atingir mais uma marca expressiva tendo apenas 17 anos, a menina mantém a humildade e os pés no chão.

--- Estou feliz! A subida no Ranking é resultado de muito esforço e dedicação, mas não fico me preocupando muito. Isso pode acabar me atrapalhando. Preciso manter a concentração e continuar treinando firme para melhorar cada vez mais --- afirmou.

Entre as outras brasileiras, Lígia Silva caiu uma posição e está na 256ª. Gui Lin se manteve na 275ª e Jessica Yamada passou da 284ª para a 311ª.

No Top 10 a única mudança significativa aconteceu graças a espanhola Shen Yanfei, que ocupava a sétima posição e superou a japonesa Ai Fukuhara. A campeã do Aberto da Áustria, a chinesa Ding Ning, continua como a nº 1, seguida pelas compatriotas Liu Shiwen, Li Xiaoxia e Guo Yan. A coreana Kim Kyungah completa o Top 5.

Leia também

Lista de fevereiro tem dois brasileiros no Top 100 do Ranking Mundial

Xu Xin continua na liderança do Ranking Mundial e Zhang Jike cai para terceiro