Categorias infantil e juvenil da Copa Brasil contam com atletas da Seleção

17/07/2014 15:52

O primeiro dia da Copa Brasil de Tênis de Mesa Centro-Norte-Nordeste II terminou com as disputas do rating definidas, com destaque para o Rating A Masculino, vencido por Adriano Santos (CRAJUBAR TM-CE), e para o A Feminino, conquistado por Alexia Nakashima (Associação Joinvillense de Tênis de Mesa-SC). Nesta sexta-feira (18), iniciam-se as lutas das vinte categorias do Ranking, seis delas dedicadas às mulheres.

Diferentemente do que acontece no Rating, onde as eliminatórias são simples e atletas são chaveados de acordo com o nível técnico, as disputas do Ranking contam com grupos, onde os mesatenistas são alocados por faixa etária.

Algumas categorias contam com atletas que recentemente representaram o Brasil em competições internacionais. No Infantil Feminino, as duas principais cabeças de chave são Sofia Calderano (Fluminense Football Club-RJ) (1) e Alexia Nakashima (2), bronze no Campeonato Latino Americano realizado na Colômbia. Além do Infantil, as duas vão participar do Juvenil, onde Alexia é a número um e Sofia, a seis. O confronto das selecionáveis acontece logo na primeira rodada.

O Absoluto A vem com a maioria das atletas representando o Norte e o Nordeste. Apenas Michele Lopes, da Associação Carioca de Tênis de Mesa-RJ, não é da região. Amanda Marques, da Associação Esportiva Lassalista-AM, e Susan Turuda, da Associação de Mesatenistas Agropodas-PE, aparecem como as duas principais jogadoras da categoria.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.