Kateiro Gustavo Yokota garante a primeira vaga na categoria infantil

07/12/2012 18:51

Na tarde dessa sexta-feira, o atleta Gustavo Yokota superou Vitor Bibiano, por 4 a 0, na final da Seletiva infantil masculina, realizada no ginásio do clube São Caetano, e conquistou a vaga para o Campeonato Sul-Americano que será realizado em abril de 2013.

Na fase de grupos o Harry Potter, apelido que recebeu dos amigos por causa da semelhança com o protagonista da série de aventuras fantásticas escritas pela britânica J. K. Rowling, superou Thiago Rouver e Matheus Shimoki.

Depois, nas quartas de final, passou por Thomas Uno e se classificou para a final com uma vitória sobre Gustavo Penha. Contra Vitor Bibiano, Gustavo Yokota cadenciou bem o ritmo e não teve dificuldades para fechar com parciais de 15-13, 11-7, 11-2, 11-8.

Gustavo tem um estilo defensivo conhecido como “kato”, onde o atleta rebate a bola colocando muito efeito. O nome vem do verbo "cut", cortar em inglês. Os brasileiros geralmente encontram dificuldades quando enfrentam adversários que jogam assim, pois não estão acostumados porque há poucos no país.

Sem ter um ídolo nacional que atue dessa forma, o atleta espera se tornar o primeiro a ganhar reconhecimento e ser referência assim como o paulista Henrique Narita, que recentemente foi convocado para treinar com a Seleção Brasileira adulta porque tem esse estilo de jogo, prova de que as portas estão abertas para os “kateiros”.

--- Sempre joguei assim e consegui bons resultados. Tênis de Mesa é um jogo de paciência e ganha quem erra menos. Procuro sempre esperar pelo momento certo de atacar e tentarfinalizar o ponto --- ensina o atleta, que já participou de um Sul-Americano na Argentina e disputou a etapa do Circuito Mundial do México.

Apesar de treinar atualmente no São Caetano, considerado por muitos como um dos melhores clubes do país, onde também estão nomes como Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Hugo Calderano, Caroline Kumahara, entre outros, o atleta não esquece a origem e faz questão de agradecer a pessoas que o ajudaram no início.

--- Comecei em Santo André e quero dedicar essa conquista a técnica Monica Dotti, que foi responsável pelo meu desenvolvimento no Tênis de Mesa --- afirmou Gustavo.

O estilo Kato, também conhecido como Chop, é classificado pelos especialistas como um golpe defensivo à base de efeito para baixo executado com o jogador mais afastado ou mais próximo da mesa. Muito utilizado pelos mais velhos, mas pouco eficiente contra atletas com ataques rápidos.

Nesse sábado a Seletiva termina com a definição da segunda vaga no infantil masculino e as disputas do infantil feminino.