Cazuo Matsumoto assume o posto de nº 1 do país

04/05/2012 13:23

A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou nessa sexta-feira o Ranking Mundial referente ao mês de maio, que trouxe uma mudança significativa envolvendo os brasileiros. Cazuo Matsumoto entrou no Top 100 pela primeira vez na carreira, agora ocupa a 85ª posição e assumiu o posto de nº 1 do país.

Nas Américas, Cazuo está atrás apenas do chinês naturalizado dominicano Lin Ju, o 76º colocado. Gustavo Tsuboi caiu um pouco, mas continua o número cem do mundo. O anuncio também não foi muito bom para Hugo Hoyama, que caiu para a 199ª posição. Em contrapartida, Thiago Monteiro subiu 14 e aparece na 147ª.

O quinto brasileiro na lista é Hugo Calderano, que também teve uma subida significativa, saindo da 372ª para a 308ª posição. Um pouco mais atrás Eric Mancini (373), Humberto Manhani (393), Danilo Toma (445), Eric Jouti (485) e Gustavo Souza (688).

Cazuo Matsumoto começou a jogar Tênis de Mesa aos sete anos no Clube Bunkyo, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Na época ocupava seu tempo com várias atividades como judo, natação, kumon de matemática e aulas de japonês. A brincadeira de menino se tornou algo sério e Cazuo optou por se dedicar mais a modalidade.

A partir daí as conquistas começaram a aparecer. Foi Campeão Brasileiro, Paulista, Latino-Americano, Sul-Americano, terceiro colocado do Circuito Mundial Juvenil, Campeão do Aberto da Rússia Sub-21, entre outros títulos importantes. Atuou na Liga Francesa por seis anos e voltou ao Brasil em 2010.

Cazuo participou da Seletiva Olímpica, realizada no Rio de Janeiro, mas não obteve sucesso. No entanto, ainda tem chances de ir a Londres por indicação técnica. Em março o brasileiro estava na 135ª posição  no Ranking Mundial. No mês seguinte subiu para 109ª e agora, grande a excelente participação no Aberto do Chile, onde conquistou o bronze no Torneio Individual, chega enfim ao Top 100.