CBTM anuncia filiação de federação mineira e presidente da nova entidade celebra recomeço

13/04/2017 09:41
Renato Belisário, que assume a presidência da Federação Mineira de Tênis de Mesa Olímpico e Paralímpico, deseja recolocar Minas no cenário de glórias
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 13/4/2017
 
Os amantes de tênis de mesa de Minas Gerais receberam uma boa notícia. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) anunciou a filiação da Federação Mineira de Tênis de Mesa Olímpico e Paralímpico, que vai ter a sua sede na capital Belo Horizonte (MG). Devido a questões burocráticas, o estado passou um período sem a sua federação ativa e Renato Belizário, presidente da nova federação, conta o que esse anúncio representa para o tênis de mesa mineiro.
 
"É a reconquista da liberdade, da retomada do poder de gerir e desenvolver o tênis de mesa de Minas, pois com a nova Federação, agora regularizada e recém-filiada à CBTM, foi devolvido aos mesatenistas do estado a liberdade de cuidar da modalidade, como tão bem o fizeram no passado", disse o mandatário.
 
Agora à frente da Federação Mineira, Renato conta quais os próximos passos que vão ser tomados para o tênis de mesa de Minas voltar ao período de glórias.
 
"Faremos inicialmente um mapeamento da situação atual do tênis de mesa em todo o estado, levantando informações sobre os atletas praticantes, clubes em atividades, técnicos e árbitros existentes, buscando informações importantes que serão necessárias para a construção de uma ponte entre a situação atual e a situação futura que desejamos construir", conta Belizário, que completa:
 
"Será uma gestão coletiva e participativa, e nesse sentido será constituída uma Comissão de Planejamento que ficará responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico 2017-2020, que norteará as ações da Federação nesse próximo quadriênio".
 
O presidente salienta que a Federação Mineira trabalhará em conjunto com a CBTM nesse novo ciclo olímpico e que essa parceria, na verdade, já começou. A primeira atividade dessa união será a realização de um curso de árbitros que vai acontecer nos dias 29 e 30 de Abril em Belo Horizonte. Esse evento irá formar a arbitragem para a realização das competições estaduais oficiais.
 
Além disso, material da Rio 2016 foi cedido ao Centro de Treinamento de Varginha (MG) no início do ano como legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. O presidente destaca a importância que essa ação em Varginha terá em todo o planejamento estratégico da nova gestão.
 
"A cessão do material por parte da CBTM foi muito importante para o tênis de mesa de Minas, por um lado pelo aspecto motivacional, pois premia o bom trabalho que vem sendo realizado em Varginha, e, por outro lado, pela convergência dessa ação com a estratégia descentralizadora que pretendemos implementar nessa nova gestão. A próxima região que iremos priorizar é a região metropolitana de Belo Horizonte. Estamos trabalhando para, em breve, instalarmos um centro de treinamento de excelência lá, com capacidade para mais de 6 mesas, exclusivo para o tênis de mesa.", destaca Renato Belisário, que fala mais sobre a parceria com a CBTM:
 
"Entendemos que a implantação dessas áreas de excelência em Minas Gerais em parceria com a Confederação, será uma mecanismo poderoso para alavancar o tênis de mesa em Minas, pois irá atrair outras ações importantes como o treinamento em alto nível, com técnicos e profissionais especializados, o que poderá reproduzir a revelação de grandes atletas no futuro próximo, como no passado".
 
Renato aponta também a relevância de olhar para a base e estar ativo em programas de detecção de talentos da CBTM, como o Diamantes do Futuro.
 
"Queremos inicialmente desenvolver a base, os jovens aderindo aos programas da CBTM como o Diamantes do Futuro, e também desenvolver projetos sociais para estudantes carentes, dando a oportunidade aos menos favorecidos se inserirem no nosso esporte", afirma o presidente, que ainda acrescenta sobre o desejo da federação receber competições de variados níveis em Minas Gerais e sobre alguns nichos que pretende desenvolver no estado:
 
"Nós temos o intuito de trazer para Minas competições interestaduais, nacionais e internacionais para fomentar o desenvolvimentos de nossos atletas olímpicos e paralímpicos. Pretendemos também dar uma especial atenção as mulheres, trazendo para a diretoria representantes delas, para nos ajudar a desenvolver a prática do tênis de mesa em Minas Gerais entre elas. Queremos também incluir na diretoria representantes dos paralímpicos, para nos ajudar a fomentar essa modalidade".
 
O presidente da Federação Mineira afirma que esse é "um momento de estruturação e de fomento a filiação de clubes e associações" e apresenta como deve ser o calendário de eventos da federação na temporada.
 
"Pretendemos ter até dezembro de 2017 pelo menos 20 associações em todo o estado, filiadas e vinculadas à Federação. A nova diretoria será formada até o início do mês de maio. Estamos trabalhando também para realizar o curso de Técnicos nesse primeiro semestre de 2017 em parceria com a CBTM/ITTF, e cremos que em breve poderemos anunciar essa importante e necessária iniciativa", disse Renato, que continuou:
 
"As competições oficiais serão retomadas na sequência da estruturação. Serão realizados esse ano:  o eampeonato estadual de equipes, o campeonato estadual de duplas e o campeonato individual olímpico e paralímpico. Lembramos ainda, que os Jogos Estudantis de Minas Gerais (JIMI) deste ano terão a inclusão do tênis de mesa, o que já está assegurado. Retomaremos também a realização do BH Open, paralisado desde a sua sexta edição de Fevereiro de 2016. Realizaremos também os torneios regionais: regional Sul de Minas, regional Triangulo Mineiro, Regional Zona da Mata, e outras regiões."
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br