CBTM em Análise – Capítulo 1 – O processo de governança e gestão da Confederação

17/09/2018 09:00

Neste primeiro capítulo, vamos entender como é feita toda a gestão da CBTM e porque a entidade vem sendo premiada seguidamente

 

Rio de Janeiro (RJ), 17 de setembro de 2018.

Por: Assessoria de Comunicação – CBTM

Estamos iniciando hoje a série CBTM em Análise. Ao todo, serão cinco capítulos onde os desportistas de todo o país poderão entender detalhadamente como a entidade funciona, quais são os procedimentos utilizados e seus objetivos. E nada melhor do que tocar em um tema muito falado nos últimos anos para iniciarmos esta série: governança e gestão.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa foi ranqueada, por três anos consecutivos, como uma das cinco melhores confederações pela Sou do Esporte. Para que se tenha uma ideia, a Sou do Esporte é uma associação sem fins lucrativos que atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público e setor privado. Como principais valores, a ética, a transparência, o trabalho em equipe e a responsabilidade com si próprio e com terceiros.

A CBTM busca cumprir com rigor estes pontos. O projeto de gestão orçamentária da entidade é definido antes do final da temporada, com base em três cenários possíveis para o ano seguinte. Após a definição da distribuição dos recursos por parte dos órgãos públicos, o orçamento é aprovado e começa o plano de trabalho.

Vale lembrar que a Confederação foi uma das que mais perdeu recursos da Lei Agnelo/Piva por conta da grave crise financeira que o país atravessa. Em 2016, a CBTM recebia mais de R$ 3,8 milhões do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por exemplo.  Atualmente, o valor é de R$ 2,3 milhões, uma redução de 40%. Mesmo assim, por conta da boa gestão e racionalização dos recursos, os resultados neste período foram na contramão dos números, sendo uma das que tiveram mais resultados expressivos depois da Rio 2016.

É importante ressaltar que todos os processos na CBTM passam por um planejamento com metas. Ou seja, é analisado o objetivo do processo, os cenários para sua perfeita execução e as metas que deverão ser cumpridas.

Mais do que apenas cumprir este planejamento, a entidade busca dar transparência a todos os processos. Na página oficial, há menus de governança e institucional, onde estão listados todos os organogramas, processos e documentos necessários para devida comunicação ao público sobre contratos, valores, licitações, balanços, entre outros.

“Em uma nova etapa de maturação da gestão, está sendo implementando o compliance, conjunto de disciplinas cujo objetivo é estar em conformidade permanente com as leis e regulamentos internos e externos, aplicáveis às entidades esportivas. Ele visa esclarecer conceitos e gerir a conduta, fazendo com que os empregados obedeçam às leis, estejam engajados nos treinamentos e programas de comunicação, usem habilidades decisórias éticas e comuniquem imediatamente reais ou potenciais falhas de conduta na organização”, avisa Walquíria Lima e San-Thiago, gerente geral de Operações e Relações Externas.

A ética e comunicação com a comunidade também são levados em consideração no dia a dia da CBTM. O Código de Ética da entidade está disponível no menu de Governança e todos os funcionários são obrigados a cumprir as determinações nele contidas. Há um canal de ouvidoria no site oficial, onde denúncias e outras comunicações podem ser realizadas por qualquer indivíduo.

AMANHÃ: Os processos de compras, contratações e distribuição dos recursos

  

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa