CBTM mostra evolução em ações de gestão e governança em todos os indicadores do esporte brasileiro

24/10/2019 15:48

Entidade teve reconhecimento recente no Rating Integra, Sou do Esporte e Programa GET

 

Rio de Janeiro (RJ), 24 de outubro de 2019.

Por: Assessoria de Imprensa - CBTM

O trabalho é árduo, nem sempre os resultados aparecem de forma imediata, mas o reconhecimento e os benefícios são duradouros. Atuando desta forma, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) tem colhido excelentes desempenhos nas mesas, mas também fora delas. Ao receber o reconhecimento como uma das cinco melhores confederações do Brasil no Rating Integra, a entidade passou a figurar entre as melhores do país em todos os indicadores existentes no esporte.

O Rating Integra é promovido por Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte, com o apoio do Mattos Filho Advogados e a realização do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O conceito da CBTM deve subir na próxima avaliação, já que os resultados retratam apenas a temporada 2018. O relatório do Rating, entregue no início de 2019, balizou algumas ações importantes, como a sistematização e registro de maior frequência de reuniões do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. A CBTM também implantou um canal de ouvidoria independente e deu sequência nos processos de inserção da comunidade do tênis de mesa nas principais decisões estratégicas da entidade.

No início do mês, outro indicador mostrou essa evolução: ficou em primeiro lugar no Programa Gestão, Ética e Transparência (GET), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), entre todas as confederações participantes. O Programa GET começou a ser implementado pelas confederações em 2017, com o objetivo de estimular boas práticas de governança, buscando resgatar a credibilidade junto ao mercado e aos potenciais patrocinadores. É baseado em três pilares: austeridade, meritocracia e transparência.

Em novembro passado, o Sou do Esporte já tinha dado sinais de que a CBTM seguia evoluindo em seus deveres de casa: a entidade foi premiada como a segunda melhor confederação esportiva em práticas de governança. Em 2015, ficou em quinto lugar no ranking. Nos dois anos seguintes, obteve a terceira colocação. A Sou do Esporte é uma associação sem fins lucrativos que atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público e setor privado. Entre seus principais valores estão a ética, a transparência, o trabalho em equipe e a responsabilidade com si próprio e terceiros.

O resultado prático também aparece nas mesas. Anteriormente em posição secundária no cenário mundial, o Brasil tem, atualmente, cinco jogadores masculinos entre os 100 melhores do mundo, uma entre as melhores no feminino e diversos atletas em posições destacadas na base. Tudo isso, com recursos bem menores que os de ciclos anteriores.

“Este é um retrato das ações que estão sendo implementadas há alguns anos pela CBTM. Não é um processo simples e nem momentâneo, ele precisa evoluir para uma prática cada vez mais rígida nas ações de governança, participação de diversos setores do esporte e gestão responsável”, explica Geraldo Campestrini, CEO da CBTM.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa