Confira a entrevista com o técnico da Seleção Reinaldo Yamamoto

23/02/2012 10:11

O sábado de Carnaval de 2012 jamais será esquecido por Eric Jouti, Hugo Calderano e Vitor Ishiy. Nesse dia os três conseguiram um feito histórico e ficaram com a medalha de ouro no Torneio de Equipes na etapa do Circuito Mundial Juvenil realizada na República Tcheca.

Nessa entrevista, o técnico Reinaldo Yamamoto fez uma análise da participação dos atletas e destacou a importância desse título para o Tênis de Mesa brasileiro, que a partir de agora será muito mais respeitado nas competições internacionais e tem tudo para continuar se desenvolvendo, pois servirá de estímulo para outros jovens do país.

CBTM – Faça uma análise técnica da participação dos brasileiros na competição. Qual foi o ponto forte da equipe?

Reinaldo - A campanha brasileira neste torneio foi sensacional, pois vencemos grandes forças como Hungria, Holanda, Eslováquia e Inglaterra, todos por 3 a 0, e na final conseguimos bater o forte time asiático de Hong Kong, por 3 a 2, um resultado que surpreendeu a todos. Acho que a regularidade foi a principal arma da nossa equipe. Todos os jogadores se destacaram.

CBTM – Como foi a final contra Hong Kong?

Reinaldo - Foi uma decisão muito dura, mas o espírito de luta dos brasileiros contagiou o ginásio inteiro e todos passaram a torcer a favor do Brasil, com palmas e gritos de incentivo. Parecia que nós estávamos jogando em casa. Foi um prêmio para os brasileiros. Hugo venceu todas as seis partidas na equipe, Eric venceu cinco dos seus seis jogos, sendo um deles na decisão, quando estávamos empatados em 2 a 2. Já o estreante Vitor Ishiy venceu quatro dos cinco jogos que disputou e mostrou muita maturidade, conseguindo se adaptar rapidamente ao diferente ritmo de jogos e adversários.

CBTM – Como a vitória foi encarada pelos organizadores do evento, técnicos e atletas de outros países, já que os brasileiros não eram apontados como favoritos?

Reinaldo – Quando Eric ganhou a última partida, o público se levantou para bater palmas pela nossa conquista e até os organizadores do evento vieram nos parabenizar, inclusive os jogadores franceses e o seu técnico vieram nos cumprimentar dizendo que foi uma excelente conquista. Ele nos disse que tivemos um crescimento muito grande neste último ano. Com certeza isso nos mostra que estamos no caminho certo.

CBTM – Qual é a sua previsão para o futuro do Tênis de Mesa brasileiro.

Reinaldo – Tenho certeza de que agora seremos muito mais respeitados. Como disse, pelos elogios que recebemos do técnico francês, estamos nos caminho certo. Essa conquista com certeza ajudará também no desenvolvimento do esporte em nosso país, pois servirá de estímulo para todos.