Coordenador CBTM fala da importância dos cursos de arbitragem pelo Brasil

15/07/2013 14:25

Passou rápido! E a temporada 2013 já entra na sua segunda metade. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) se orgulha de ter realizado as melhores etapas do Circuito Nacional já vistas. Parte desse sucesso se deve ao trabalho realizado pela comissão de arbitragem.

A CBTM, através do seu Coordenador Nacional de Arbitragem, Adalberto Ferraz, promoveu neste ano vários cursos relativos à área, seja no âmbito nacional ou estadual. A expectativa é que na próxima temporada a modalidade tenha um quadro de arbitragem maior e mais renovado.

Os cursos - quase sempre - aconteceram durante as etapas do Circuito Copa Brasil de Tênis de Mesa, aproveitando a variação de região para que cada canto do país tenha sua comissão.  Adalberto comentou sobre a importância deste trabalho, além de dar dicas para os interessados.

--- Para seguir nessa carreira, primeiramente o interessado deve fazer um curso de arbitragem onde ele vai conhecer melhor as regras, se interar dos procedimentos de arbitragem e com isso começar sua capacitação para poder atuar em eventos oficiais de Tênis de Mesa. A primeira avaliação é o curso de arbitragem estadual geralmente realizados por nós, em parceria com a federações que sediam as etapas da Copa Brasil --- explicou.

Adalberto esclareceu também que nem sempre as avaliações são feitas durante as etapas do Circuito. Há situações em que a federação interessada entre em contato com a CBTM para que a coordenação de arbitragem promova o curso na própria cidade.

A CBTM sabe da importância da qualificação desta área, tão relevante para o desenvolvimento da modalidade. As ações realizadas durante esta temporada continuarão acontecendo em 2014. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.