Copa Brasil: Competição em Brasília inaugura calendário nacional da modalidade

18/04/2017 19:08
Campeonato, que conta com quase 380 atletas, começa nesta quinta-feira (20) e vai até domingo (23)
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 19/4/2017
 
A Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste I, que vai ser realizada em Brasília (DF), abre a temporada nacional de competições da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). O evento volta à capital federal depois de ter recebido também a primeira edição do torneio em 2016. Com mais de 300 atletas olímpicos e quase 100 paralímpicos, a Copa Brasil começa nesta quinta-feira (20) e segue até domingo (23).
 
Confirmados nesta edição do campeonato, alguns atletas que foram campeões na Copa Brasil de Brasília, em 2016, tentarão repetir o bom resultado neste ano. Nas divisões de base, Nataly Duarte (Clube de Tênis de Mesa de Jacareí - SP), que foi campeã no torneio infantil, subiu de categoria e vai buscar o título no juvenil. Enquanto isso, no masculino, Gustavo Gerstmann (CCP Piracicaba - SP) vai em busca do ouro novamente no mirim e Daniel Godoi (Pro Tênis de Mesa Joaçaba - SC) defende o título no infantil. Fábio Arasaki (Jundiaí Clube/UCEG/Xiom/Time Jundiaí - SP) venceu o juventude na Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste I do ano passado e vai à mesa em Brasília novamente almejando o campeonato.
 
No adulto, Wesley Rosa (Associação Varginhense de Esporte - MG), campeão na primeira edição do ano passado do Absoluto C, vai para o torneio querendo alcançar a mesma meta de 2016. Neder Neves (AABB Brasília - DF), Francisco José Filho (Clube Nipo de Brasília - DF) e Eiji Arashiro (Nikkei Curitiba - PR) defenderão seus títulos na capital federal nas categorias Veterano 4, 6 e 7, respectivamente.
 
Os torneios paralímpicos estão recheados de atletas que disputaram grandes competições recentemente. Os medalhistas de bronze dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Aloísio Lima (AABB Brasília - DF), da Classe 1, Iranildo Espíndola (AABB Brasília - DF), da 2, e Guilherme Costa (Associação Esportiva Lassalista - AM), da 2, tentarão o título nacional em Brasília. Além deles, Thais Severo (ADFEGO Goiás - GO), da 3, Cátia Oliveira (Associação Nova Era de Tênis de Mesa - SP), da 2, e David Freitas (Icasa/Crajubar/Andro - CE), da 3,  também estiveram na Rio 2016 e jogarão na Copa Brasil.
 
Alguns nomes da base paralímpica que participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017, em São Paulo (SP), vão disputar a primeira competição do calendário nacional do tênis de mesa. Marlison Alfaia (A.A Adalberto Valle - AM), que conquistou um bronze individual na Classe 6; Lethicia Lacerda (ADFEGO Goiás - GO), que faturou dois ouros - um individual na Classe 7/8 e um por equipe na 6/10 - David Neto (ASMETT Brasília - DF), bronze por equipes na Classe 9/10 e Lucas Carvalho (A.A Unicap - PE), prata individual na Classe 10 e bronze por equipes na 9/10, são os jovens que estarão na capital federal.
 
Além deles, outro atleta paralímpico está entre um dos destaques da competição. Tiziano Zabarino (Associação dos Mesatenistas do Sport Club Recife - PE), mesatenista da Classe 8 que também disputará o torneio olímpico, participou de duas competições internacionais em março e se destacou em ambas. No Aberto Paralímpico da Hungria, o brasileiro faturou duas medalhas de bronze  - um no torneio individual da Classe 8 e outro por equipes. O atleta também conquistou um ouro por equipes na Classe 8, ao lado do italiano Francesco Lorenzini, no Aberto Paralímpico da Romênia.
 
Além da primeira edição da Copa Brasil, a CBTM já confirmou mais quatro competições nacionais em 2017. Três Copas Brasil: uma em Maringá (PR), entre 22 e 25 de junho; outra em Joaçaba (SC), entre 17 e 20 de agosto; e a última em Manaus (AM), entre 7 e 10 de setembro. Já o Campeonato Brasileiro vai ser disputado em Toledo (PR) do dia 4 a 8 de outubro.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

imprensa@cbtm.org.br