Curso de iniciação ao Desporto Paralímpico promovido pelo Governo do Amapá

19/08/2013 16:19

O curso de iniciação ao Desporto Paralímpico promovido pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e do Núcleo de Esporte e Rendimento, ocorreu com sucesso.

A capacitação foi destinada aos professores e acadêmicos de educação física para atuarem nas modalidades esportivas paralímpicas e aconteceu no período de 14 a 16 de agosto.

A educadora física Suellem Almeida considerou importante a iniciativa do GEA em oferecer gratuitamente esses cursos. "Fundamental para o nosso crescimento profissional, além de poder levar essa experiência para dentro das escolas" comentou.

Estiveram ministrando os cursos Jaqueline Patatas, Silvio Soares Santos, Celso Toshimi (Tênis de Mesa) e Rosicler Ravache, do Comitê Paralímpico Brasileiro, e Amauri Ribeiro, campeão olímpico de vôlei nas Olimpíadas de Barcelona 92, técnico da seleção brasileira de vôlei sentado que ministrou o curso sobre essa modalidade.

Jaqueline destacou a importância de multiplicar o conhecimento com os profissionais e estudantes da região. "O diferencial do curso é justamente capacitar os professores e acadêmicos da região para atuarem com os atletas com necessidades específicas", salientou.

O técnico da seleção brasileira de vôlei sentado, Amauri Ribeiro, destacou a importância da capacitação. "Muito importante em função de trazer o conhecimento sobre o paradesporto e de novas modalidades, além de ser um conhecimento a mais para esses profissionais", enfatizou.

Na modalidade Tênis de Mesa o Técnico da Seleção Brasileira Paralímpica Celso Toshimi, enfatizou que o Amapá está no caminho certo focando a modalidade para os portadores de necessidades especiais e que o mesatenismo amapaense está em grande ascensão nacional graças ao grande trabalho da Federação local.

Ao todo, foram capacitadas 80 pessoas entre acadêmicos e professores de educação física. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.