De olho em crescimento no esporte, FTMDF planeja captação de novos talentos e maior incentivo ao tênis de mesa

28/01/2019 14:58

Secretário Geral da CBTM, Pablo Ribeiro aproveitou o Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa para auxiliar neste planejamento do estado

Brasília (DF), 27 de janeiro de 2019

Por: Assessoria de Comunicação - CBTM

Importante na manutenção do crescimento do tênis de mesa brasileiro, a captação dos novos talentos é foco constante da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM.  Mas para ter resultado, é necessário que haja atuação cada vez maior das federações estaduais fomentando a prática do esporte. Esse foi o tema discutido em reunião entre o Secretário Geral da CBTM, Pablo Ribeiro, e o Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Distrito Federal – FTMDF, durante o 69º Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa.

O campeonato aconteceu pela primeira vez em Brasília, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, de 25 a 27 de janeiro. É o principal evento esportivo da colônia nipo-brasileira de mesatenistas na América Latina, e foi organizado pela FTMDF, em parceria com o Nipo Brasília – Tênis de Mesa e com a Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste – FEANBRA. Aproveitando o momento importante no tênis de mesa para o Distrito Federal, a reunião foi feita com objetivo de alavancar o crescimento do esporte no local.

O Centro de Treinamento do Distrito Federal foi o primeiro assunto: o ambiente está em plena atividade, e um projeto social está sendo implantado no local. Além disso, parcerias estão sendo feitas com Centros Desportivos Escolares, com o principal objetivo de captar atletas que demonstrem habilidades básicas, o que aos poucos já começa a dar resultado. O número de atletas do estado em competições, inclusive, tem aumentado gradativamente.

Para que as atividades de captação e incentivo surtam efeito, porém, outra medida está sendo tomada: recentemente, a FTMDF, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, promoveu um curso de capacitação para os professores de Educação Física da rede pública de ensino, para as funções de árbitro e técnico no esporte.  A ideia é preparar os professores para uma seleção pública, visando a abertura de novos centros interescolares esportivos de tênis de mesa.

Também com objetivo de estimular a prática do esporte, a Federação do estado está incluindo no calendário de 2019 a volta dos torneios abertos chancelados pela CBTM. A realização de tais eventos auxiliaria, inclusive, na participação maior dos atletas do Distrito Federal no Campeonato Brasileiro deste ano, outro objetivo deste projeto da FTMDF.

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa