Depois de Londres, Li Xiaoxia fica com o título no Campeonato Mundial

19/05/2013 15:34

As chinesas dominaram o Torneio Individual do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, realizado em Paris, na França, e conquistaram todas as medalhas possíveis.  Li Xiaoxia derrotou Liu Shiwen na decisão, por 4 a 2. Na terceira posição terminaram Zhu Yuling e Ding Ning.

Na semifinal, a atual segunda colocada do Ranking da ITTF, Liu Shiwen, superou Zhu Yuling e Li Xiaoxia venceu Ding Ning, assim como aconteceu na final dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. Em 2011, em Roterdã, Li Xiaoxia ficou com a prata, mas nesse domingo conseguiu finalmente comemorar o título.

Li Xiaoxia começou a se destacar cedo e seu primeiro resultado expressivo foi uma medalha de prata obtida no Aberto do Chile, uma etapa do Circuito Mundial Infantil e Juvenil promovida pela ITTF na cidade de Santago. O ouro ficou com Li Qian.

Como não poderia deixar de ser, na época Li Xiaoxia ficouão e desapontada, mas afirmou que a perda daquele título não era tão importante assim, por se tratar de um evento para jovens, e  que o objetivo era continuar trabalhando para se tornar campeã mundial. Dez anos depois, nesse domingo, esse dia chegou.

Depois de vencer o primeiro set por 11-8, Li Xiaoxia não conseguiu o manter o ritmo no segundo e perdeu por 11-4. No entanto, voltou a dominar no terceiro e quarto sets e ampliou para 3 a 1 fazendo 11-7 e 12-10.

A essa altura todos esperavam uma definição no quinto set, mas nº 2 do Ranking da ITTF, Liu Shiwen, colocou mais emoção na partida descontando com um convincente 11-6. Só que o dia era mesmo da atual campeã Olímpica, que agora pode ostentar também o título mundial.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.