Em seu melhor resultado no Circuito Mundial nesta temporada, Hugo Calderano fica com o bronze no Aberto da República Tcheca

25/08/2019 11:54

Brasileiro foi derrotado por Dimitrij Ovtcharov e supera colocações obtidas nos últimos torneios do Circuito Mundial

FOTO: Calderano ficou na semifinal na República Tcheca. Crédito: ITTF.

 

Olomouc (CZE), 25 de agosto de 2019.

Por: Assessoria de Comunicação - CBTM

O brasileiro Hugo Calderano terminou sua participação no Aberto da República Tcheca, competição do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, entre os quatro primeiros colocados e com a medalha de bronze. No início da manhã deste domingo (25), ele foi derrotado pelo alemão Dimitrij Ovtcharov, por 4 a 2 (11/7, 9/11, 6/11, 11/13, 11/6 e 9/11), na semifinal da competição, em Olomouc.

Sexto colocado no ranking mundial de tênis de mesa, Calderano teve o seu melhor desempenho em competições do Circuito Mundial nesta temporada. Ele já havia chegado nas quartas de final na Hungria e Austrália em 2019. Em dezembro do ano passado, foi semifinalista do ITTF Grand Finals, que reunia os melhores do Circuito na temporada 2018.

Hugo Calderano começou bem a partida. Venceu um set equilibrado contra o alemão, mas não manteve o ritmo, com Ovtcharov dominando o confronto até o quarto set. O brasileiro se recuperou e venceu bem na quinta parcial, demonstrando estar vivo no confronto. No sexto set, manteve o ritmo até a igualdade em 9 a 9, mas no momento decisivo, o alemão foi melhor e fechou o jogo.

“Infelizmente, o Hugo não ganhou contra o Ovtcharov na semifinal. Ele começou muito bem, mas o nível dele caiu um pouco na segunda parte do segundo set. Passo a passo, o alemão jogou melhor. Ele voltou até a dominar de novo, mas não conseguiu fechar. É uma derrota sim, mas o jogo que Hugo desenvolveu corresponde a nossa meta. Faltou só um pouco de consistência”, analisou o técnico Jean-René Mounie, após a partida.

O treinador fez questão de ressaltar o bom desempenho de Calderano após uma participação intensa no Pan de Lima: “Acho que o Hugo pode ficar bem satisfeito do resultado aqui. Chegou a uma semifinal depois dos Jogos Pan-Americanos, sem descanso. E ainda mais porque o último período de treinos fortes foi em maio, por causa de um calendário de competições totalmente louco. Após alguns dias de recuperação, o Hugo vai ter um ciclo de treinos de 15 dias. Será a oportunidade de desenvolver o jogo dele e um período chave para essa temporada”.

O próximo desafio internacional dos brasileiros será o Campeonato Pan-Americano, entre os dias 3 e 8 de setembro, em Assunção, no Paraguai. A equipe será representada por Bruna Alexandre, Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada no feminino, e, Eric Jouti, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy no masculino. Na sequência, haverá uma etapa do Circuito Mundial no mesmo local, com a presença de 11 brasileiros.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa