Eric Jouti supera Danilo Toma e fica com a medalha de ouro no Rating A

30/05/2013 19:24

O atleta Eric Jouti conquistou, na tarde dessa quinta-feira, a medalha de ouro no Rating A masculino, a categoria o mais importante em disputa na Copa Brasil Sul-Sudeste II, realizada na Vila Olímpica de Maringá.

Em uma final emocionante, o representante do São Caetano/SEEST/XIOM-SP superou Danilo Toma, da ADC Estrela/Santos, por 3 a 2. Em terceiro lugar terminaram Hugo Calderano, também do São Caetano, e Israel Barreto, da APCEF Manaus.

Eric entrou embalado pela vitória emocionante que conseguiu na semifinal sobre Hugo Calderano, por 3 a 2. A partida foi muito equilibrada, mas dois sets terminaram de forma surpreendente.

Depois de perder o primeiro por 11-5, Eric aplicou um impiedoso 11-1 e virou o jogo, fechando o terceiro por 12-10. Em seguida, levou o troco no quarto, vencido por Hugo Calderano por 11-2, que deixou tudo igual: 2 a 2.

A essa altura ninguém queria arriscar um palpite. O resultado imprevisível tornou a decisão ainda mais emocionante e Eric levou a melhor no final com um 11-9 que mereceu muitos aplausos dos presentes.

No Tênis de Mesa existem regras não oficiais para determinadas situações. Quando acontece uma redinha ou uma casquinha, os atletas geralmente pedem desculpas, assim como quando um set está prestes a ser fechado por 11 a 0, que está na frente entrega um ponto ao adversário por questão de educação.

No entanto, Eric garante que não aliviou em momento algum, pois contra um adversário como Hugo Calderano, que terminou a temporada passada como o nº 1 do Ranking do Circuito Mundial Juvenil, é preciso manter a concentração até o último ponto.

--- Tentei dar de 11 a 0 mesmo, mas não consegui. Não entreguei o ponto, foi o Hugo que marcou. E depois quase que levei o troco --- explicou Eric, que depois teve uma final tão diifícil quanto contra Danilo Toma, mas saiu novamente vencedor.

--- Danilo é bom em todos os fundamentos. Foi um jogo muito difícil. Procurei forçar o saque para finalizar na terceira bola, e quando ele estava com o saque procurei dificultar a devolução. Felizmente tudo deu certo --- completou o campeão.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.

A Copa do Brasil Sul Sudeste é organizada com apoio da Prefeitura de Maringá através da Secretária de Esporte e Lazer (SESP). A próxima etapa será em Manaus-AM, entre os dias 18 e 21 de julho.