Erick Higa é apontado como promessa do Brasil para os Jogos Paralímpicos de 2016

28/06/2012 18:15

Com apenas 16 anos, Erick Higa é apontado pelos especialistas como uma das principais promessas do Tênis de Mesa brasileiro e forte candidato a uma das vagas na Classe 9 nas Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

O jovem atleta está realizando um sonho, pois pela primeira vez na breve carreira participa de um evento internacional como atleta da Seleção. Esse ano, Erick já disputou o Aberto da Eslovênia, mas com recursos próprios.

--- Sempre quis viajar com a Seleção e estou conseguindo realizar esse sonho. O Aberto da Eslovênia serviu para ganhar experiência e vou tentar corresponder a confiança depositada em mim com o título na Argentina --- garantiu.

Descendente de japoneses, Erick começou a jogar aos 11 anos no clube Nipon, mas diz que começou realmente a levar o esporte mais a sério depois que se transferiu para o Kenzen Itú, onde foi descoberto pelo técnico Mauro Uwagoya.

No ano passado, depois de vencer o experiente Guilherme Ifanger na final do Campeonato Paulista, Erick se sentiu motivado e passou a disputar também etapas do Circuito Copa Brasil, onde passou a enfrentar os melhores do país.

Inicialmente classificado como Classe 10, o atleta foi submetido a uma avaliação no Aberto do Brasil e passou para a Classe 9. Erick nasceu com pés congênitos, parecidos com o formato de tacos de golfe, e teve que fazer uma cirurgia de correção.

O procedimento corrigiu o defeito aparente, mas limitou os movimentos dos pés e enfraqueceu a musculatura da panturrilha. Mesmo assim, os resultados obtidos na Classe 9 chamaram a atenção dos técnicos da Seleção, que decidiram acompanhá-lo mais de perto.

--- Erick é uma das maiores revelações da modalidade e já está entre os melhores de sua categoria. Isso é resultado dos treinamentos que está fazendo com os atletas da Seleção e da viagem a Eslovênia, onde aprendeu muito e voltou com outra visão. Trocou o material que usava e a tendência é evoluir cada vez mais --- garante o técnico Celso Toshimi.

Na etapa do Circuito Copa Brasil mais recente, disputada na cidade de Concórdia, Erick conseguiu vencer na final Edimilson Pinheiro, um dos melhores e mais experientes atletas do país, atual campeão Parapanamericano de Equipes, comprovando seu talento e reforçando a opinião dos especialistas.