Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro iniciam a participação no Aberto Platinum do Catar

25/03/2019 14:14

Competição é a última do Circuito antes do Mundial de Budapeste. Hugo Calderano inicia a participação no individual apenas na quinta-feira

FOTO: Thiago Monteiro estreia contra nigeriano em Doha. Crédito: ITTF.

 

Doha (QAT), 25 de março de 2019.

Por: Assessoria de Comunicação – CBTM

Começa nesta terça-feira (26), em Doha, mais um desafio para o tênis de mesa brasileiro. Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro estreiam no Aberto do Catar, competição platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Além deles, Hugo Calderano, vice-campeão do torneio em 2018, também participa da competição, mas só estreia no individual na quinta-feira, jogando também o torneio de duplas ao lado de Tsuboi, a partir de quarta.

A estreia de Tsuboi será contra o português João Geraldo, 116° colocado no ranking mundial, às 10h30 (horário de Brasília), na Ali Bin Hamad Al Attiyah Arena. Os dois jamais se enfrentaram em jogos oficiais. Monteiro terá pela frente um desafio bem mais complicado: o nigeriano Quadri Aruna, 25° do ranking, às 11h20. Na única vez em que os dois se encontraram, em 2016, no Aberto da Hungria, melhor para o nigeriano. As duas partidas são válidas pela fase preliminar 2.

“É importante sempre estar jogando no nível mais alto possível. Em relação ao adversário não tem muito o que fugir. Ele é forte, mas num torneio desses, todos são de alto nível”, explica Monteiro.

Este é um dos seis eventos platinum do Circuito Mundial, equivalentes ao Grand Slam do Tênis, por exemplo. Além deste, os Abertos da China, Japão, Austrália, Alemanha e Áustria também são considerados do mesmo patamar, distribuindo um maior número de pontos no ranking mundial e atraindo mais atletas de ponta do Circuito. Será também a última etapa do Circuito antes do Mundial de Budapeste (HUN), marcado para começar no dia 21 de abril.

Tanto Tsuboi quanto Monteiro vêm de recentes atuações em torneios do Circuito, na última semana. Monteiro teve breve participação no Aberto da Espanha, em Guadalajara, quando foi eliminado ainda na fase preliminar. Tsuboi participou do Aberto de Omã, em Mascate, chegando nas oitavas de final e caindo para o português Tiago Apolonia, em partida extremamente equilibrada, onde acabou sendo prejudicado por uma queda de pressão quando vencia por 3 sets a 2.

Duplas e Individual

O início da participação no torneio de duplas acontece na quarta-feira, às 8h30. Tsuboi e Calderano iniciam na fase preliminar 1, contra os belgas Martin Allegro e Florent Lambiet.

Calderano, sexto do mundo no ranking mundial, não terá vida fácil no individual. Ele é o cabeça de chave número 5, estreia na quinta-feira contra um adversário que vem da fase preliminar, mas terá um caminho duro para tentar chegar a mais uma final, pois quatro dos cinco atletas que estão na sua frente no ranking disputam o torneio: os chineses Xu Xin e Lin Gaoyuan, o japonês Tomokazu Harimoto e o alemão Timo Boll. A única ausência é a do número 1 do mundo, o chinês Fan Zhendong.

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa