HISTÓRIAS DO PAN – O casamento que nasceu em Mar Del Plata e uniu tênis de mesa e taekwondo

24/07/2019 13:47

Livia Kosaka conquistou medalha de duplas mistas nos Jogos de 1995, mas também conheceu seu ex-marido durante o Pan na Argentina

FOTO: Equipes de tênis de mesa e taekwondo juntas, em Mar Del Plata. Crédito: Arquivo Pessoal.

 

Rio de Janeiro (RJ), 24 de julho de 2019.

NELSON AYRES

Conquistas são sempre lembradas pelos atletas, por toda a vida. No caso de Livia Kosaka, será difícil esquecer a medalha de duplas mistas no Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata, na Argentina, em 1995, ao lado de Hugo Hoyama. Mas um outro fato dos Jogos também ficou marcado na memória da ex-atleta da Seleção. 

Foi lá que ela conheceu seu ex-marido, Alyson Yamaguti, um dos principais atletas de taekwondo do país em sua geração, sendo vice-campeão mundial de sua categoria. O namoro não saiu imediatamente, só acontecendo para valer no final daquele ano, com o casamento ocorrendo cinco anos depois. Mas a empatia foi imediata.

“Por isso que o pessoal do taekwondo vivia nos assistindo e torcendo por nós (risos). Fizemos amizade ali, o esporte nos uniu”. 

O Pan inesquecível de Livia, na verdade foi o único que ela disputou na carreira. Foi ainda mais inesquecível por ter representado a medalha de bronze no torneio de duplas mistas, ao lado de um dos maiores vencedores do Pan, Hugo Hoyama. Uma medalha que marca até os dias de hoje. 

“Já jogávamos juntos há alguns anos e essa foi a principal conquista da nossa dupla e foi muito importante na minha carreira como atleta. Foi muito difícil passar pelas quartas de final, quando enfrentamos minha irmã (Lyanne Kosaka) e o Issamu (Carlos Kawai), em um jogo bem disputado. Acabamos perdendo na semifinal para a dupla campeã, Horatio Pintea e Geng Lijuan. Chegamos inclusive a ganhar um set deles”, lembra Livia.

Curiosamente, a dupla campeã era formada... por um casal! “Ela é chinesa, mas casou com o Horatio, que é canadense, e passou a jogar pela seleção do Canadá. Acabamos ficando amigas da Geng Lijuan. Depois, ela veio jogar no Brasil com as irmãs Kosaka por algumas temporadas, atuou em Jogos Regionais e Jogos Abertos. Naquele Pan, ela conquistou quatro medalhas de ouro”, detalha Livia, sobre os Jogos onde tudo ficou em casa. Ou melhor, em casal.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa