Hugo Calderano conquista vitória histórica sobre o belga Jean-Michel Saive

15/06/2012 13:08

O brasileiro Hugo Calderano conquistou uma vitória histórica na manhã dessa sexta-feira, na chave principal do Torneio Individual do Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, que acontece em Santos.

A maior revelação da modalidade dos últimos tempos no país mostrou que já deixou de ser promessa superando uma lenda do esporte, o belga Jean-Michel Saive, que já participou de seis Olimpíadas, conquistou o título de campeão europeu em 1994 e atualmente ocupa a 60ª posição no Ranking Mundial.

Hugo Calderano entrou confiante e aplicou um incontestável 4 a 0, salvando um set point no quarto set, quando o belga vencia por 10 a 9. O resultado levou o público presente no ginásio ao delírio e o jovem brasileiro também não escondeu o entusiasmo pela conquista.

--- Foi uma vitória muito importante, pois o Jean já foi o quarto melhor do mundo, foi vice-campeão mundial e vai disputar sua sétima Olimpíada. Entrei bastante concentrado, focado na partida, e consegui cometer poucos erros --- explicou Hugo.

--- Entrei confiante e sabendo que poderia vencer. Mas, para isso, teria que arriscar e tentar surpreender, pois era a primeira partida que disputávamos e ele não me conhecia. Tive sucesso nas trocas de bola e consegui receber bem o saque. Desde o início procurei esquecer que estava enfrentando um dos maiores jogadores da história --- avaliou.

No primeiro set, o belga chegou a fazer 7 a 5, mas Hugo Calderano reverteu a situação, fechando em 11 a 8. O segundo foi bastante equilibrado, mas novamente o brasileiro levou a melhor no final e conseguiu um emocionante 11 a 9.

Para surpresa de todos, Hugo fechou também o terceiro set por 11 a 7, sempre mostrando personalidade e levando a melhor nas trocas de bola, sem medo de arriscar e cometendo poucos erros.

No quarto set o belga foi um pouco melhor e teve a oportunidade de fechar, mas Hugo salvou um set point e conseguiu uma virada sensacional, fechando em 12 a 10, para delírio dos atletas, técnicos, dirigentes e admiradores presentes na Arena Santos.

O adversário das oitavas de final será o indiano Soumyajit Ghosh, que passou pelo belga Jean Lauric.