Hugo Calderano estreia com vitória no Torneio Individual do Campeonato Mundial

14/12/2012 08:56

Depois de esperar pela definição da fase de grupos, Hugo Calderano estreou com vitória na chave principal do Torneio Individual do Campeonato Mundial Juvenil, que acontece na cidade de Hyderabad, na Índia.

Com segurança e a postura ofensiva de sempre, o brasileiro superou na manhã dessa sexta-feira o americano Kunal Chodri, por 4 a 1, e enfrentará o alemão Frederick Jost em busca de uma vaga nas oitavas de final.

Hugo Calderano terminou a temporada como o líder do Ranking do Circuito Mundial, vencendo quatro das 30 etapas promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, na Argentina, Polônia, México e Brasil.

Isso faz dele um dos favoritos ao título dessa competição, embora também estejam  entre os inscritos os japoneses Yuto Muramatsu e Masaki Yoshida, que figuram no Top 10, além do francês Tristan Flore, o sétimo do Ranking Mundial juvenil.

Além de Hugo Calderano, no masculino o Brasil também foi representado por Eric Jouti, Massao Kohatsu e Vitor Ishiy, três outros jovens de muito talento que estão subindo de produção a cada temporada. Nesse evento os atletas são orientados pelo técnico Ricardo Farias, que comandou Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres.

Antes de se tornar treinador da equipe principal composta por Marcos Freitas, atual 24º colocado do Ranking Mundial, Tiago Apolonia (36º) e João Monteiro (46º), trabalhou em Portugal com as categorias infantil e juvenil e ajudou na formação de vários jogadores.

Nos dois últimos anos, Ricardo comandou os portugueses em conquistas até então inéditas como no Campeonato da Europa, em Dortmund, o bronze no Torneio de Equipes e o ouro de Marcos Freitas nas duplas.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, Portugual mostrou sua força e ficou em quinto. Agora, Ricardo Farias trabalha para tentar ajudar a elevar o nível de jovens brasileiros que estão se destacando no cenário internacional.

Clique aqui para mais informações!