Hugo Hoyama é o novo membro do Conselho de Esportes Rio 2016

26/12/2012 12:11

O Comitê Rio 2016 conta, na sua estrutura organizacional, com o Conselho de Esportes Rio 2016, que é formado por atletas e ex-atletas olímpicos e paraolímpicos e treinadores.

O Conselho é presidido por Ricardo Prado, medalhista olímpico de natação, e tem como missão ampliar a participação de atletas, treinadores e conhecedores dos Movimentos Olímpico e Paralímpico no processo de planejamento, operação, promoção e legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, atuando de forma ativa na defesa das necessidades, interesses e expectativas dos atletas e treinadores.

Como diretriz básica, compete ao Conselho, informar, orientar e auxiliar os planos e projetos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, garantindo que os atletas e a competição esportiva sejam o elemento central do Comitê Organizador durante todo o processo de preparação e organização dos Jogos.

Além disso, busca focar na experiência de atletas e treinadores Olímpicos e Paralímpicos como fonte de conhecimento para agregar valor ao projeto Rio 2016™, de forma que todas as áreas funcionais tenham o correto entendimento das necessidades dos atletas e dos requerimentos das Federações Internacionais.

Dentre suas principais atribuições, constam: Colaborar com os departamentos de Esportes e Infraestrutura; participar de reuniões regulares (bimestrais) do Conselho; participar de eventos convocados pelo Comitê Organizador; atuar como divulgadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™

Este Conselho reúne-se periodicamente a cada dois meses e, durante a 3ª Reunião do Conselho de Esportes Rio 2016™, realizadadia 18 de dezembro de 2012, na sede do COB no Rio de Janeiro, por iniciativa dos Membros do Conselho, foi votada e aprovada por unanimidade a inclusão de 3 novos membros, a partir de 2013, conforme descrito abaixo:

· Marcus Vinicius Freire – Superintendente do COB e medalhista olímpico de Voleibol. Chefe de Missão do COB em 2000, 2004 e 2008.

· Soraya Carvalho – Gerente do Instituto Olímpico Brasileiro e ex-atleta olímpica de Ginástica. Lidera programas de capacitação dos gestores esportivos que serão os responsáveis pelas próximas gerações de atletas brasileiros em um ambiente pós-Jogos de 2016.

· Hugo Hoyama – atleta Olímpico de Tênis de Mesa, multi-medalhista Pan-americano. Com a experiência adquirida em 5 edições dos Jogos Olímpicos, Hugo certamente ajudará o Conselho nas definições de vários níveis de serviço necessários para atletas e oficiais técnicos.

Os três novos membros vem reforçar um time que já cuida para que os atletas sejam o ponto central do planejamento das área funcionais do Comitê Organizador Rio 2016™, mas a inclusão do atleta Hugo Hoyama, em especial, vai certamente contribuir para promover o tênis de mesa no âmbito do Comitê Rio 2016, além de reforçar o time de atletas e ex-atletas que estará participando mais ativamente do desenvolvimento do projeto Rio 2016, aportando sua experiência e conhecimento do tênis de mesa em âmbito internacional.