Iranildo Espíndola sobe no Ranking Mundial e se aproxima do Top 10

12/06/2013 15:16

A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou nessa terça-feira o Ranking Paralímpico, que trouxe excelentes notícias para os brasileiros. Quem mais subiu foi Iranildo Espíndola, da Classe 2, que passou da 18ª para a 11ª posição.

Iranildo conquistou, no mês passado, a medalha de ouro no Aberto da Eslováquia. Nessa competição, venceu o nº 1 do Ranking, o coreano Kim Kyung Mook, e realizou um feito histórico ao derrotar na final o russo Sergey Poddubnyy, atual Campeão Mundial, em uma partida emocionante, que terminou 3 a 2.

Graças a esses resultados, o atleta da AABB Rizzone/Brasília somou 86 pontos (agora está com 1042) e voltou a ser o melhor das Américas, atrás de três asiáticos e sete europeus. O Brasil possui outros quatro jogadores nessa categoria, Ronaldo Souza, Guilherme Costa Marcião, Hemerson Kovalski e Lacordaire Segundo.

Ronaldo Souza caiu para o 19º lugar, enquanto Guilherme manteve a 26ª colocação. Iranildo Espíndola não participou do Aberto da Alemanha, pois teve um problema de saúde e precisou ser hospitalizado. O atleta está se recuperando bem e agora tem um estímulo a mais para se dedicar aos treinos.

Iranildo é o atual campeão Parapan-Americano da Classe 2 e também conquistou, no México, o ouro do Torneio de Equipes ao lado de Ronaldo de Souza, o que lhe rendeu o título de Rei das Américas, por ter sido escolhido o melhor atleta cadeirante da competição.

Além disso, Iranildo já participou dos Jogos Paralímpicos de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012), e tem como meta representar o país novamente em 2016, no Rio de Janeiro. 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.