Jogos Escolares do Paraná em Foz marca 75 anos de história

13/08/2013 11:07

A Terra das Cataratas recebeu com festa a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) 2013, categoria A (15 a 17 anos). A cerimônia de abertura realizada na noite de sexta-feira (09.08) aconteceu no ginásio de esportes Costa Cavalcanti.

O evento foi marcado pela alegria e entusiasmo entre os alunos dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado e a apresentação de um vídeo com uma pequena mostra do livro que contará os 75 anos de história da competição escolar paranaense, que durante esse período deixou de acontecer por oitos anos.

--- Esta é a maior competição escolar da América Latina e uma pesquisa em sua história nos mostrou que os Jogos Escolares do Paraná completam 75 anos nesta que será sua 68ª edição --- revelou o Secretário de Esportes do Estado, Evandro Rogério Roman, citando a descoberta a partir da pesquisa que originou a elaboração de um livro sobre a história dos JEPs e será lançado ainda este ano.

--- Nessa história que nos remete ao ano de 1938, quando tudo começou, vocês professores representam o professor Saporski, grande idealizador dos nossos Jogos Escolares do Paraná --- completou Roman, se referindo ao professor Hamilton Saporski Dal’lin pioneiro da Educação Física no Paraná e um dos idealizadores do evento esportivo escolar paranaense.

--- O Governador Beto Richa assim como eu e o Secretário Flávio Arns tivemos a honra de ter feito parte dessa história como atletas participantes em nosso tempo de escola e que hoje une todos nós aqui --- finalizou.

A superintendente de educação da Secretaria de Educação do Estado, Eliane Terezinha Vieira, que representou o vice-governador e Secretário, Flávio Arns, também falou da importância de se registrar a história dos JEPs em uma obra para que a história não fique apenas na memória de quem participou. Eliane disse que ao longo do tempo os Jogos Escolares cresceram e se tornaram sucesso graças ao empenho sempre presente dos professores de Educação Física. “Esperamos que esta edição seja mais uma história de sucesso porque vocês já são vitoriosos”.

Coube ao prefeito anfitrião, Reni Pereira dar as boas vindas aos mais de cinco mil e quinhentos estudantes que participam da final categoria A. “Estes jogos fazem parte das comemorações do centenário de emancipação política e administrativa de Foz do Iguaçu e é uma grande honra receber todos vocês aqui esta noite, sintam-se em casa”, disse o prefeito ao declarar aberta a competição.

Depois do tradicional hasteamento das bandeiras embalado pela Orquestra do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado a emoção tomou conta com a entrada do fogo simbólico e acendimento da Pira Olímpica. Seis atletas pratas da casa conduziram as chamas que simbolizam o evento e arrancaram muitos assovios e aplausos de comemoração: Bruna Belin (basquete), Abyas Oliveira (basquete), Indiamara de Oliveira (atletismo), João Vitor da Silva (ciclismo), Jenifer Kolben (ciclismo) e Gabriela Bonamigo (basquete). O juramento do atleta foi conduzido pela ciclista Bianca Romão Gonçalves.

A cerimônia se transformou em uma grande festa de confraternização entre os alunos/atletas e publico em geral com uma bem humorada dublagem dos astros pop internacional Michael Jackson, Freddie Mercury e Psy. A apresentação foi comandada por três professores de educação física vestidos a caráter e que fazem parte do projeto AnimaFoz da secretaria municipal de esportes em parceria com a Happy Way Recreação e Eventos.

O encerramento da festa de abertura contou com a participação pra lá de animada do grupo Ginaslouco do município de Dourados (MS). A apresentação consiste em enterradas de basquetebol de uma forma atraente e extrovertida, onde são feitas jogadas individuais, duplas, trios e coletivas, com evoluções e grau de dificuldade em cada jogada. Tudo isso combinado com muita adrenalina, música, humor, animação e a participação do público.

A Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná em Foz do Iguaçu será uma das maiores da história, durante a competição além de todos da equipe administrativa, que são os que fazem os jogos acontecer, a equipe de comunicação da Secretaria de Estado do Esporte também estará trabalhando forte, levando as notícias dos jogos, as curiosidades da competição para todos, através do site dos JEPs (www.jogosescolares.pr.gov.br) e da fan page da SEES no facebook (www.facebook.com/SecretariaEsporteParana).

Os Jogos Escolares do Paraná é uma realização do Governo do Estado do Paraná, através das Secretarias da Educação e do Esporte em parceria com a prefeitura de Foz do Iguaçu e núcleos regionais de educação.