JOGOS PAN-AMERICANOS – Brasil garante medalhas no masculino e no feminino e encara os Estados Unidos por vagas nas duas finais

09/08/2019 21:52

Meninas passam por chilenas e rapazes pelos paraguaios. Final do torneio também acontecerá neste sábado

FOTO: Gustavo Tsuboi comemora no Pan 2019. Crédito: Abelardo Mendes Jr./Rede do Esporte.

VÍDEOS: Fique ligado no nosso Facebook, com as entrevistas dos atletas no Pan de Lima: www.facebook.com/cbtenisdemesa

RESULTADOS: Acompanhe os resultados dos brasileiros assim que terminarem as partidas, em nosso Twitter (www.twitter.com/cbtm_tm) e Instagram (@cbtenisdemesa).

 

Lima (PER), 09 de agosto de 2019.

NELSON AYRES

O Brasil garantiu mais duas medalhas no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos de Lima. As equipes feminina e masculina conquistaram, nesta sexta-feira (9), as vagas nas semifinais dos torneios de equipes. Em ambos os casos, terão de passar pelos Estados Unidos, neste sábado, para assegurarem vagas nas finais. A partida da semifinal feminina acontece ao meio-dia (de Brasília) e o masculino será às 14h30. A decisão da medalha de ouro também está marcada para o mesmo dia, às 19h (feminino) e 21h30 (masculino).

As meninas deram um show. Diante das adversárias mais perigosas e experientes que poderiam enfrentar nesta fase, as chilenas, elas simplesmente não tomaram conhecimento e venceram por 3 a 0. Caroline Kumahara e Jessica Yamada superaram, nas duplas, Judith Morales e Paulina Vega, por 3 a 0 (12/10, 11/8 e 11/8). Bruna Takahashi, na sequência, teve o jogo mais complicado, diante de Daniela Ortega, mas venceu por 3 a 2 (11/8, 11/7, 9/11, 6/11 e 11/5). Caroline garantiu a vaga na decisão, ao bater Paulina Vega, por 3 a 0 (11/7, 11/9 e 11/4).

“Todo jogo é duro. Vamos entrar de igual para igual contra os Estados Unidos. A gente não cria expectativas. A gente se sente bem de ter feito um bom jogo e leva como experiência para continuar subindo”, disse Bruna Takahashi.

Única representante da equipe que estava presente na final de 2015 contra as americanas, Caroline Kumahara vem mostrando ótimo desempenho neste Pan, mas prefere lembrar das vitórias contra as americanas nos últimos Campeonatos Pan-Americanos a recordar da prata em Toronto.

“O placar não é o principal, é sentir como estou jogando. Teve um momento ou outro que perdi a confiança, mas consegui lidar bem com isso. Mas sei que consegui isso por ter tido foco. Acho que não dá para lembrar apenas de Toronto, pois de lá para cá jogamos muitas vezes contra elas e a gente ganhou também. A equipe é um pouco diferente, o time delas também mudou. Vamos ponto a ponto, com força total”, avisa Caroline.

Os meninos também venceram bem nas quartas de final: 3 a 0 contra o Paraguai. No jogo de duplas, Gustavo Tsuboi e Eric Jouti derrotaram Marcelo Aguirre e Alejandro Toranzos, por 3 a 1 (11/7, 9/11, 11/9 e 11/5). Hugo Calderano não teve muito trabalho para vencer Santiago Osorio por 3 a 0 (11/4, 11/6 e 11/6), enquanto Gustavo Tsuboi garantiu a vaga na decisão, ao superar Alejandro Toranzos, por 3 a 1 (7/11, 11/7, 13/11 e 11/6).

“Eu e Eric estamos com um bom ritmo na dupla. Tive um jogo bem difícil contra o Paraguai, pois o Toranzos tem um jogo especial, ele é grandão, colocou dificuldade. Mas, felizmente, consegui ser mais agressivo nos pontos e na atitude”, analisou Tsuboi.

“A gente chegou aqui como cabeça de chave número 1 e favorito. Acho que a parte mental vai ser muito importante, tem de entrar muito focado. Temos nível para ganhar de todas as equipes. Estamos preparados para continuar jogando como temos feito até agora”, avalia Hugo Calderano.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa