JOGOS PAN-AMERICANOS – Tsuboi e Bruna ficam com a prata; Parceria feminina é bronze e dupla masculina disputa o ouro nesta terça

06/08/2019 01:48

Bruna Takahashi e Jessica Yamada perdem a semifinal de dupla feminina, mas estreiam bem no individual. Calderano e Tsuboi fazem bom jogo na semi

FOTO: Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi no pódio de duplas mistas. Crédito: Alexandre Loureiro/COB.

VÍDEOS: Fique ligado no nosso Facebook, com as entrevistas dos atletas no Pan de Lima: www.facebook.com/cbtenisdemesa

RESULTADOS: Acompanhe os resultados dos brasileiros assim que terminarem as partidas, em nosso Twitter (www.twitter.com/cbtm_tm) e Instagram (@cbtenisdemesa).

 

Lima (PER), 05 de agosto de 2019.

NELSON AYRES

O tênis de mesa do Brasil já tem as primeiras medalhas definidas nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Na final de duplas mistas, nesta segunda-feira (05), Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi ficaram com a prata ao serem derrotados pelos canadenses Eugene Wang e Mo Zhang, por 4 a 1 (10/12, 13/15, 11/6, 7/11 e 10/12), no Ginásio Polideportivo de Videna. Pouco antes, na semi de duplas femininas, Bruna Takahashi e Jessica Yamada foram batidas pelas porto-riquenhas Adriana Diaz e Melanie Diaz, por 4 a 2 (7/11, 11/6, 12/10, 8/11, 3/11 e 6/11), ficando com o bronze.

O dia começou bom para a parceria Tsuboi e Bruna. Eles venceram, com autoridade, Brian Afanador e Adriana Diaz, de Porto Rico, por 4 a 1 (7/11, 13/11, 15/13, 11/9 e 11/7). Porém, na partida final contra os canadenses, a dupla falhou em momentos decisivos de pelo menos dois sets, deixando a vitória escapar e ficando com a medalha de prata.

“Queríamos sair desse campeonato com o ouro. Estamos satisfeitos com a prata, mas um pouco frustrados. Mas está muito bom, foi a segunda competição que fizemos juntos, antes só havíamos atuado no Mundial. Escapou o ouro, pois tivemos vantagem nos dois primeiros sets”, disse Tsuboi.

Pouco antes, Bruna havia disputado a semifinal de duplas femininas ao lado de Jessica Yamada. As brasileiras começaram bem a partida e chegaram a abrir dois sets a um. Mas, a partir da quarta parcial, os porto-riquenhos, apoiados por sua grande torcida, foram melhores e fecharam o jogo.

“Acho que as meninas mereceram. Fizemos o que foi possível. Acreditava que dava para ganhar. Faltaram alguns detalhes, um ponto ou outro que tomamos uma decisão ruim. No final, elas se adaptaram mais rápido, parece que todas as nossas jogadas elas já sabiam o que fazer”, explicou Jessica.

Na semifinal de duplas masculinas, uma boa vitória brasileira. Depois de passarem sufoco na estreia, quando chegaram a estar perdendo por três sets a zero e viraram, o triunfo foi bem mais tranquilo na semifinal: 4 a 2 contra os porto-riquenhos Brian Afanador e Daniel Gonzalez (11/6, 11/6, 9/11, 9/11, 11/6 e 14/12). A decisão da medalha de ouro acontece nesta terça-feira (6), às 22h (de Brasília), contra os argentinos Gastón Alto e Horacio Cifuentes.

“Já jogamos muitas competições internacionais, mas não vínhamos atuando juntos. Temos um entrosamento muito bom. Foi um início muito difícil contra Cuba, mas a tendência é ir melhorando na competição”, analisou Calderano.

Individual

Bruna Takahashi e Jessica Yamada estrearam bem no torneio individual. A primeira bateu a equatoriana Nathaly Paredes, por 4 a 1 (11/6, 11/6, 15/17, 11/5 e 11/4). Já a segunda, superou a cubana Daniela Fonseca, por 4 a 2 (11/9, 11/6, 6/11, 9/11, 11/8 e 11/7).

Agenda

Nesta terça-feira, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi estreiam no torneio individual masculino, nas oitavas de final. O primeiro enfrenta o chileno Juan Lamadrid, às 13h40, enquanto Tsuboi encara o dominicano Jiaji Wu, às 14h30. As meninas jogam pela mesma fase, pouco antes. Jessica Yamada terá pela frente a norte-americana Yue Wu, ao meio-dia. Bruna Takahashi tem como adversária a dominicana Yasiris Ortiz, às 12h50. Os jogos das quartas de finais acontecem no final da tarde.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa