Juraj Stefak afirma que sua maior missão é preparar novos classificadores

08/09/2012 11:38

Com critérios específicos de cada modalidade, o esporte Paralímpico se estrutura no que é conhecido como Classificação Funcional. Isso significa, na prática, a formação de um regulamento que vai tentar aproximar os limites de cada competidor.

O objetivo é garantir a igualdade geral e assegurar que os vencedores chegaram ao topo graças às suas melhores técnicas, habilidades, forças, talentos e não por um suposto favorecimento físico sobre as deficiências de um ou outro adversário.

O Chefe da classificação internacional da Para Table Tennis  Division, da ITTF, Juraj Stefak, talvez seja o maior especialista do mundo no assunto e garante que a parte mais importante do seu trabalho é ajudar na formação de profissionais para atuarem na área.

Juraj esteve no Rio de Janeiro no ano passado, onde acompanhou o Aberto do Brasil Paralímpico. Nesse sábado, em entrevista no Complexo Esportivo Excel, ele falou sobre o trabalho realizado na ITTF e revelou sua expectativa em voltar ao país em breve.  

--- Uma das partes mais importantes do meu trabalho é promover seminários e preparar mais classificadores em todas as partes do mundo. Foi bom ter participado do evento que aconteceu no Rio de Janeiro e espero voltar ao Brasil em breve, antes das próximas Paralimpíadas --- afimou.

Clique aqui e veja a entrevista publicada no Canal CBTM no Youtube!