Lígia Silva vence Lian Qian e vai disputar sua terceira Olimpiada

04/03/2012 18:51

No início da noite desse domingo, a emoção tomou conta do ginásio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro, onde acontece a Seletiva para os Jogos de Londres.

A experiente Lígia Silva mostrou mais uma vez que não ocupa o topo do Tênis de Mesa há anos por acaso e venceu a chinesa naturalizada dominicana Lian Qian, por incontestáveis 4 a 0, garantindo a classificação para a sua terceira Olimpíada.

Na mesa ao lado, Caroline Kumahara teve um destino diferente e perdeu para a colombiana Paula Medina, pelo mesmo placar. Jessica Yamada também foi eliminada, mas as duas ainda tem chances nessa segunda e terça.

--- Nem acredito! Estou com a sensação de ter sido a primeira vez que ganho a vaga Olímpica. Acho que sou uma japonesa "falsa". Minha altura, tática e minha paciência são de oriental também --- brincou Lígia, entre sorrisos e lágrimas.

Lígia Silva foi a primeira mulher do país a disputar o torneio individual em uma Olimpíada, em Sydney (2000) e depois em Atenas (2004). Começou a jogar aos 12 anos e conquistou seu primeiro título importante em 1995, no Campeonato Sul-Americano infantil.

Aos 18 anos foi titular da equipe brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999 e ganhou a medalha de bronze. Depois, decidiu trocar Manaus por Santos, onde mora e treina até hoje.

--- Entrei nesta decisão pensando: vou ganhar, vou ganhar. Este é o ápice na carreira de um atleta, esperei mais quatro anos da minha vida por isso, agora pretendo me preparar bem para Londres --- completou.

Na partida final contra a colombiana Paula Medina, Lígia jogou com mais seriedade que a adversária e venceu por 4 a 1, conquistando o título simbólico da Seletiva, já que as duas conquistaram as vagas.