Lincon Yasuda analisa curso para treinadores promovido em São Caetano

17/09/2012 13:35

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa promoveu na semana, em São Caetano, um curso para treinadores, o programa Coaching Education, com o português Ricardo Faria.

Vinte profissionais foram selecionados para participar desse programa, que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento da modalidade no país elevando o nível dos técnicos.

Além do curso com Ricardo Faria, todos também puderam trocar experiências e acompanhar os métodos utilizados por cada um durante os treinamentos de jovens para o Aberto do Brasil.

Veja abaixo a análise feita pelo Coordenador Técnico de Seleções Brasileiras, Lincon Yasuda, que acompanhou as atividades.

Quero destacar a presença de todos os atletas convocados, a maioria sacrificando suas aulas na escola, em busca de evolução dentro do Tênis de Mesa. Uma oportunidade como essa de termos um técnico estrangeiro, trazendo know-how e conhecimento, não pode ser desperdiçada, e os atletas souberam compreender essa mensagem, entregando-se plenamente aos treinos.

Nos primeiros dias tivemos trabalho, para implantar nossa filosofia e mentalidade, especialmente, aos que não estavam acostumados ao ritmo de trabalho em dois períodos. Foi exigido aos atletas o máximo de cuidado com cada golpe, para colocarem o Maximo de bolas à mesa. O comportamento e o espírito de luta foi também muito exigido e cobrado o tempo todo do grupo inteiro.

Trabalho de Robô

Diariamente os atletas puderam dedicar pelo menos 2 horas do tempo com lançamento de bolas, onde a parte técnica teve maior ênfase. Os treinadores presentes para o coaching education, nos auxiliaram muito nessa parte, sempre lançando e procurando ajudar ao Maximo nossos atletas

Os trabalhos de serviços e recepção também tiveram importância, com objetivos previamente definidos. Os jovens precisam se conscientizar urgentemente de como é fundamental para o Tênis de mesa, possuírem esses dois fundamentos muito bem treinados.

Coaching Education

Sendo essa a primeira vez que os técnicos se encontraram com o Ricardo para esse programa, acho que atingimos os objetivos com sucesso. Agora também temos um feedback dos próprios treinadores, e temos também, muitas ideias que iremos desenvolver no futuro. O Ricardo deu boas dicas, concentrou-se em passar um pouco de sua experiência pessoal, ao invés de trazer números, o que tornou o encontro muito mais pratico do que teórico. Acho que esse formato funcionou bem, os técnicos puderam aproveitar mais os conhecimentos ensinados, e também tiveram a chance de colocar isso tudo em pratica durante os treinamentos.

Agradeço à Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul que nos apoiou com o transporte dos atletas e técnicos desde o CT de São Paulo até São Caetano e em seu retorno também. À CBTM que nos apoiou com o alojamento em São Paulo e as alimentações que foram fornecidas aos atletas e técnicos.