Londres mostra que é possível aproveitar espaços já existentes para os Jogos

05/09/2012 05:59

O Complexo Esportivo Excel, famoso centro de convenções internacional, tem 400 mil metros quadrados e durante os Jogos Paralímpicos recebe as competições de Tênis de Mesa, judô, levantamento de peso, esgrima em cadeira de rodas, bocha e vôlei.

O Excel Londres costuma receber os principais eventos e congressos mundiais, entre eles a Feira de Turismo, o Salão do Automóvel, o Boat Show, a Feira do Livro, entre outros, e já existia antes da cidade pensar em sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012.

É impossível fazer uma comparação com os locais que o Rio de Janeiro já possui, tendo em vista que o Excel está localizado a pouco mais de um quilômetro do aeroporto Cidade de Londres e do centro financeiro da capital britânica, mas o espaço lembra o Riocentro, que também receberá algumas modalidades em 2016.

O Excel ficou pronto em novembro de 2000 e conta com diversos bares e restaurantes em seu interior, além de um estacionamento para 3.700 veículos e um luxuoso hotel quatro estrelas com acesso direto.

Para os Jogos Paralímpicos, os dois maiores espaços de realização de eventos do ExCel foram divididos em arenas para receber as diferentes modalidades. Com isso, cada esporte poderá receber de 6 mil a 10 mil torcedores, dependendo da capacidade do local, o que mostra a versatilidade do lugar.