Mesa de vidro é uma das atrações do recém-inaugurado Parque Madureira

10/10/2012 10:55

O bairro de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, passou a contar desde junho com uma área de lazer construída de acordo com as diretrizes de sustentabilidade discutidas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Entre as principais atrações do parque estão as mesas de vidro, onde crianças, jovens, adultos e idosos terão a oportunidade de se exercitar, aprender e ter um contato maior com a modalidade.

Obra da prefeitura carioca, o Parque de Madureira de 103 mil m², é o terceiro maior da cidade, menor apenas do que o Parque do Flamengo, na zona sul, e a Quinta da Boa Vista, na zona norte. A inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral e do secretário-geral da Rio+20, Sha Zu Kan.

O parque foi implantado ao longo de uma faixa de mais de 1 km de extensão, marginal a um dos ramais de trens da SuperVia, e que era ocupada pelas torres de transmissão de energia da concessionária Light. Com o remanejamento e a compactação das torres pela concessionária, grande parte do terreno pode ser liberada para a obra, iniciada em 2010. A área também abrigava uma favela, com 900 famílias, que foram removidas.

Entre outros ítens sustentáveis, o Parque de Madureira conta com sistema de irrigação para consumo controlado de água, controle térmico e de resíduos sólidos, sistema de reuso de água e iluminação com 400 lâmpadas de LED, de baixo consumo. Foram plantadas mais de 1.200 árvores na área de lazer, que tem ainda ciclovia, equipamentos para ginástica, circuito de skate e quadras de vôlei e de futebol.

Ao chegarem para a inauguração, Paes, Cabral e Sha Zu Kan foram recebidos pela Velha Guarda da Portela, grupo formado por integrantes da tradicional escola de samba do bairro. Em seu discurso, o prefeito definiu o parque como “um legado da Rio+20 para a cidade”. Cabral, por sua vez, disse que a nova área de lazer “é um resumo do momento que o Rio de Janeiro está vivendo”. Já o secretário-geral da Rio+20 destacou que o parque “vai ajudar a disseminar a economia verde e o desenvolvimento sustentável”.

Após a cerimônia de inauguração, teve início no espaço do novo parque destinado a shows uma roda de samba com Arlindo Cruz, Noca da Portela e Dorina, entre outros sambistas.

Clique aqui e veja o vídeo!