Na Super Copa Brasil de Tênis de Mesa, Sofia mantém viva a memória da família Kano

27/09/2019 15:40

“Eu quero disputar algumas Olimpíadas e bater alguns recordes”, diz Sofia com tom de voz confiante

Crédito da Foto: Júnior Martins.

 

Cuiabá (MT), 27 de setembro de 2019.

Por Júnior Martins, Especial para a CBTM

Sofia Harumi Kano, de 12 anos, se inspira e segue os passos do inesquecível mesa-tenista e seu primo, Cláudio Kano, detentor de 12 medalhas em Jogos Pan-Americanos e falecido em 1996. E, na Super Copa Brasil de Tênis de Mesa, de 26 a 29 de setembro, em Cuiabá-MT, ela demonstra o que quer, preserva o bom nome dos Kanos vivo no esporte e alicerça sua carreira com mais 3 pratas.

Cláudio Mitsuhiro Kano (1965-1996) foi iniciado ainda pequeno no tênis de mesa, numa mesa na casa dos próprios pais e começou a treinar num clube aos nove anos. E, dali em diante, não parou mais, se tornou referência internacional e conquistou medalhas nos Pans de Caracas (1983), Indianápolis (1987), Havana (1991) e Mar Del Plata (1995), além de seis vezes ouro em Sul-Americanos.

“Eu me inspiro na história do meu primo. Tenho o livro com a biografia dele e converso um pouco com os pais dele. Lembro de uma passagem que fala de uma vez que ele quebrou a perna ao jogar futebol, daí ficou sem poder competir, mas ficou treinando só saque, durante oito horas por dia, até se recuperar. Com isso ficou com o melhor saque do mundo”, conta a prima, Sofia, de 12 anos.  

Na Super Copa Brasil, Sofia conquistou três pratas no Rating E, Duplas Mistas Infantil e Duplas Feminina Absoluto A. Ela representa o Clube de Tênis de Mesa de Jacareí – SP e, segundo o treinador, Waldemir Júnior, é uma mesa-tenista ainda nova, do mirim, está aprimorando as técnicas, é forte e dedicada, líder nos rankings da CBTM e da FTMSP e leva de forma tranquila o nome dos Kanos.

“A responsabilidade de levar o nome de Cláudio Kano é algo que deve ser um peso para qualquer pessoa, mas ela é muito tranquila com relação a isso e nem percebe a pressão. É disciplinada, sabe o que quer, quer chegar lá e tem tempo para isso. Eu não tenho dúvida que terá um papel de destaque na seleção brasileira e levará o nome do Cláudio pra frente”, conta o técnico, Waldemir Júnior.

Sofia Kano (Jacareí-SP) venceu Glauciane Mendes (Pará Clube) nas semifinais do Rating E Feminino por três sets a zero e parciais de 11/5, 11/5 e 11/8 e perdeu para Julia Hatakeyama (AABB Cuiabá-MT) na final por três sets a um e parciais de 8/11, 11/7, 9/11 e 8/11. Além das duas pratas em Duplas Mista Infantil e Duplas Feminina Absoluto A. E tem pela frente outras duas categorias a disputar, o Ranking Absoluto Mirim Feminino e o Absoluto C Feminino.

CT Cláudio Kano

Cuiabá, a capital mato-grossense, possui um centro de treinamento, chamado Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Tênis de Mesa Cláudio Kano (CT Kano), sediado no Complexo Esportivo Dom Aquino, na Avenida Carmindo de Campos, atrás do Shopping Popular, em homenagem para esse grande herói.

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa