Notícia

Gustavo Tsuboi se prepara em Portugal para a volta dos torneios internacionais

Brasileiro vai jogar a Copa do Mundo Masculina, na China; competição será cercada de cuidados sanitários contra a pandemia que assola o planeta

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

15/09/2020 16h34


Veja o vídeo com a entrevista completa no final do texto.

A preparação se intensifica e a ansiedade aumenta. Gustavo Tsuboi, 44° do ranking mundial de tênis de mesa e segundo melhor atleta brasileiro da modalidade, ajusta todos os detalhes para o retorno das competições internacionais. De 13 a 15 de novembro, ele disputa a Copa do Mundo Masculina, envolvido em uma "bolha sanitária" para evitar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Tsuboi se classificou para a Copa do Mundo em fevereiro, quando foi vice-campeão da Copa Pan-Americana. Chegou a voltar ao Brasil no início da pandemia, mas retornou para a Europa no final de maio. Atualmente, está treinando em Portugal e atua pelo OE Bad Homburg, clube que disputa a Bundesliga, na Alemanha.

“É tudo muito recente ainda. Eles querem que todo mundo chegue antecipadamente, com 14 dias antes do início da Copa do Mundo Feminina, que vai acontecer entre 8 e 10 de novembro, para cumprir uma quarentena. Mas, como muitos jogadores têm compromissos as ligas europeias e asiáticas, ainda não sabemos como vai ficar. De qualquer maneira, teremos que chegar 14 dias antes da nossa estreia. Depois de muito tempo sem competir, gera uma expectativa muito grande, tanto dos jogadores quanto de quem ama o tênis de mesa”, reconhece o atleta.

O brasileiro tem uma expectativa ainda maior pela Copa do Mundo, torneio em que costuma ter bom desempenho. Em 2018, na França, sua última participação, ele superou a fase de grupos, mas acabou pegando o chinês Fan Zhendong na época número 1 do mundo, no sorteio das oitavas.

“Tenho um carinho grande pela Copa do Mundo. Em Paris, consegui classificação para as fases finais. Fui para as oitavas, mas meu melhor resultado foi em 2015, na Suécia, quando cheguei nas quartas de final e acabei perdendo para o Jun Mizutani (japonês). Mas não é fácil chegar nestas fases. Quero fazer o melhor nesta competição, mas preciso primeiro desenvolver meu nível e meu jogo”, avisa.

Enquanto isso, Tsuboi segue sua preparação. Como se estivesse realmente em casa. A Seleção Brasileira feminina também está em Portugal no momento, assim como o brasileiro Thiago Monteiro, que agora atua pelo Sporting. Ou seja, não falta companhia. Mas muita coisa mudou no dia a dia. Está mais difícil interagir em tempos de pandemia.

“Não esperava ter tantos brasileiros neste momento aqui. Aqui em Portugal já é legal, por causa do idioma. É bem agradável. Mas, no ginásio temos algumas regras. Não podemos ficar muito próximos, às vezes damos apenas um oi, de longe. De qualquer forma, é bem legal estar num país tão parecido com o nosso”, comemora.

Veja a entrevista completa no TMB News:


FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações