Notícia

Em busca da excelência nas atividades, CBTM implementa caderno de melhores práticas nos Polos de Desenvolvimento Regional

Iniciativa foi feita por meio do lançamento de documento aos treinadores dos polos, que contém sugestão de conteúdo e procedimentos pedagógicos

Técnicos terão um caderno de melhores práticas. Foto de Arquivo: Miriam Jeske.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

29/11/2021 13h12


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM está em constante busca do aperfeiçoamento e excelência da modalidade no país e, por esse motivo, sempre executa novas medidas para fomentar o desenvolvimento do tênis de mesa. A mais recente atualização foi a implementação de um caderno de melhores práticas nos Polos de Desenvolvimento Regional. A ação foi feita por meio do lançamento do documento “Cadernos dos Treinadores de Tênis de Mesa: Iniciação Esportiva”, que servirá como base aos técnicos nos polos.

A diligência tem como objetivo principal a melhoria nos serviços da entidade em todas as regiões do Brasil, de forma homogênea e integrada. Para isso, os treinadores, responsáveis pelos polos, serão incentivados a conhecerem o documento e implementarem as práticas sugeridas nas atividades.

O guia “Cadernos dos Treinadores de Tênis de Mesa: Iniciação Esportiva” contém propostas de conteúdos e procedimentos pedagógicos com base no conhecimento científico e técnico, que servirão como referência e parâmetro para prática e avaliação do que for executado.

No documento, as modalidades olímpicas e paralímpicas são contempladas. Nele, há inclusão das seguintes matérias: Organização dos conteúdos para etapas iniciais de desenvolvimento de um mesatenista; Iniciação do Tênis de Mesa; Currículo de Formação do Aluno; e sequências de planos de aula que servem como exemplos e ponto de partida para os técnicos desenvolverem suas práticas.

“Estamos focados em melhorar os serviços e experiência da nossa comunidade. Esse documento é um avanço muito grande e mais uma ação de desenvolvimento e apoio aos treinadores de tênis de mesa do Brasil”, explica o presidente da CBTM e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo.

Polos de Desenvolvimento Regional

Os Polos de Desenvolvimento Regional são centros de treinamentos implementados em todo o país. A criação deles pela CBTM se deu em parceria com as Federações Estaduais, associações e clubes, e a sua ideia principal é a de promover o desenvolvimento técnico em todas as regiões do país. O projeto tem como meta o trabalho com três públicos: atletas em formação, entregando o melhor para fomentar a construção de talentos; treinadores, importante para o desenvolvimento dos mesa-tenistas; e árbitros, para buscar uma melhor formação da arbitragem nacional.

A iniciativa foi implementada em 2019 em um projeto que substituiu os “CTs Estaduais”, que teve a importância de distribuir equipamentos por todos as regiões do país, mas que necessitava de uma melhora no conceito de formação de atletas, lacuna que foi preenchida pelos Polos de Desenvolvimento, os quais trazem ensinamentos científicos e técnicos às atividades.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações