Notícia

Comitê Brasileiro de Clubes: equipes do tênis de mesa ressaltam as vantagens de serem filiados

Entidade, conhecida por ser a maior fomentadora do Brasil na formação de atletas, é parceira da CBTM e apresenta diversas vantagens aos clubes

Clube Duque de Caxias é um dos filiados ao CBC. Foto: Miriam Jeske.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

01/12/2021 18h16


O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) é reconhecido nacionalmente por ter excelência em fomentar a formação de novos atletas e é a principal entidade a auxiliar os clubes formadores no Brasil. Parceiro oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM, o comitê já beneficiou mais de 160 mil desportistas das mais diversas modalidades e ajudou no desenvolvimento de gestores do esporte. E ela apresenta diversos benefícios importantes aos clubes.

Na modalidade, o Comitê Brasileiro de Clubes muito tem contribuído para o progresso que o tênis de mesa brasileiro está apresentando nos últimos anos. Clubes, que são formadores de mesa-tenistas e afiliados do CBC, vêm aproveitando da parceria com a entidade e os benefícios que ela traz.

Um dos cases de sucesso é a Sogipa. A equipe de Porto Alegre (RS) faz parte do leque de clubes parceiros do comitê e, desde 2019, vem usufruindo dos subsídios da entidade.

“Em 2019, foi o primeiro evento que tivemos o apoio da CBC. Nós pudemos levar 20 atletas e quatro pessoas da comissão técnica com hospedagem e passagens aéreas incluídas. Isso facilita muito em termos de organização para o ano e ajuda a motivar os atletas. É bom porque podemos elaborar os treinamentos pensando nos torneios por saber que os atletas estarão garantidos lá”, contou o treinador do Sogipa, Jorge Fanck.

“Outra parte boa é que eles têm o projeto de recursos humanos, portanto, uma parte do meu salário é o CBC quem paga, com isso, nós tivemos uma valorização salarial. Isso desonera o clube, que consegue pagar melhor os funcionários e permite que ele coloque essa verba em outros investimentos dentro da área esportiva”, completou.

Outro clube que comemora a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes é a Sociedade Recreativa Mampituba, de Criciúma (SC). O treinador paralímpico, Alexandre Ghizi, enalteceu as benfeitorias conquistadas por meio da relação com o CBC.

“A parceria com o CBC é fantástica. Temos professores contratados, podemos participar de eventos nacionais e podemos adquirir materiais. Tudo isso contribui no processo de formação de atletas”, exaltou o técnico.

O que é necessário?

Caso o clube seja uma Entidade de Prática Desportiva (EPD) formadora de atletas de, ao menos, uma modalidade e que tenha instalações para a prática desportiva, ele pode dar entrada na filiação ao CBC.

Na entidade, o processo de filiação passa por três momentos: vinculação, filiação primária e filiação plena. O primeiro passo é se tornar um clube vinculado, em que já fornece diversos benefícios, como o pagamento de hospedagem e passagens aéreas para atletas e comissão técnica participarem dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, no caso do tênis de mesa), além de assegurar a presença de dirigentes do clube nas oficinas de capacitação do CBC, eventos realizados em parcerias com a Confederação Nacional dos Clubes – Fenaclubes e atrações culturais.

Para fazer a vinculação, é necessário que o representante do clube entre em contato com o CBC e envie os seguintes documentos: estatuto registrado; ata de eleição; comprovante de instalações esportivas; comprovante de filiação à CBTM; e a contribuição associativa no valor de R$ 4.200 mensais. Caso o clube seja formador de apenas um esporte (tênis de mesa, por exemplo), a contribuição cai pela metade.

O clube é obrigado a cumprir um período de seis meses de carência, entretanto a boa notícia é que o CBC está isentando todos os que fizerem a vinculação até 31 de dezembro de 2021.

Os clubes assíduos que efetuarem um ano de contribuição podem solicitarem upgrade da vinculação para filiação primária. Nessa categoria, os benefícios são ainda maiores, como a liberação de recursos para a participação do clube em editais de aquisição para materiais esportivos. O único requisito, além dos exigidos na vinculação, é da apresentação da certificação junto à Secretaria Especial do Esporte.

Passados dois anos de contribuição, pode ser feita a subida para filiação plena. Além dos benefícios das categorias abaixo, essa oferece a disponibilização de recursos para a contratação de equipes técnicas e multidisciplinares para o clube. Os documentos que devem ser apresentados são os exigidos nas outras categorias mais o Registro CNAE e a Garantia de Instalação Própria. O melhor é que a contribuição permanece a mesma em todas as categorias.

Maiores informações podem ser consultadas no site do CBC: https://www.cbclubes.org.br.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações