Notícia

Giulia Takahashi e Rafael Turrini conquistam a medalha de ouro em duplas mistas nos Jogos Pan-Americanos Júnior

Brasil também conquistou bronze nas duplas masculinas, garantiu vaga na final nas duplas femininas e levou três atletas às quartas do individual no segundo dia de competições do tênis de mesa

Rafinha Turrini e Giulia Takahashi com a medalha de ouro em Cali. Foto: Jorge Fanck.

Por José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

01/12/2021 22h19


As primeiras medalhas brasileiras nas disputas do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos Júnior foram conquistadas nesta quarta-feira (1º) em Cali, na Colômbia. E uma delas é dourada. Nas duplas mistas, Giulia Takahashi e Rafael Turrini demonstraram um grande entrosamento para vencerem todos os jogos do dia e ficarem com o título do campeonato. Além do ouro, o país ainda levou um bronze nas duplas masculinas com Diogo Silva e Turrini e garantiu mais uma final nas femininas com Giulia e Laura Watanabe.

A parceria brasileira não teve moleza para terminar como campeã das mistas. A decisão aconteceu contra os mexicanos Dario Arce e Clio Barcenas, em um jogo que precisou de todos os sets para ser definido. Giulia e Turrini mostraram um excelente poder de reação, pois chegaram a estar perdendo o jogo por 2 a 0, e triunfaram em três parciais seguidas para levar o ouro. A partida terminou 3 a 2 para os brasileiros, com as parciais de 6/11, 10/12, 11/5, 11/8 e 11/7.

No caminho para a conquista, Giulia e Turrini fizeram, além da final, mais duas partidas. Primeiro, o cruzamento foi contra os norte-americanos Jayden Zhou e Sarah Jalli pelas quartas de final em que saíram vitoriosos por 3 a 2 (6/11, 11/8, 11/9, 8/11 e 11/6). Depois, a parceria voltou à mesa para derrotar os cubanos Eday Rojas e Daniela Carrazana por 3 a 0 (11/7, 11/6 e 16/14).

“Nós tivemos uma final muito difícil, em que estávamos perdendo de 2 a 0, mas eu falei para a Giulia para irmos com calma, pois nada estava perdido, o jogo ainda não tinha acabado. E a gente conseguiu manter a calma para aplicarmos uma virada incrível para levar o ouro para o Brasil”, contou Rafael Turrini.

Giulia enalteceu a conquista e a partida da final: “Eu estou muito feliz com o ouro. Acho que eu e o Turrini fizemos bons jogos em todas as partidas. Buscamos sempre manter a cabeça firme e tentamos nunca desistir, como aconteceu na final em que perdíamos de 2 a 0 e conseguimos buscar”.

Bronze nas duplas masculinas

No dia, o Brasil faturou mais uma medalha. O bronze de Diogo Silva e Rafael Turrini teve como ponto de partida a disputa contra a parceria Diego Orantes/Enzo Leiva, de El Salvador. Em jogo válido pelas quartas de final, os garotos do Brasil não tomaram conhecimento dos adversários e aplicaram 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/9 e 11/8.

Na partida seguinte, o desafio dos brasileiros foi mais complicado. Para sonhar com a disputa do primeiro lugar, eles tinham de passar dos porto-riquenhos Angel Naranjo e Derek Valentin e acabaram não conseguindo. Em um jogo muito disputado, os oponentes venceram por 3 a 2, em parciais de 11/7, 10/12, 11/5, 10/12 e 6/11. Com o revés, os representantes do Brasil ficaram com a terceira colocação do campeonato.

Por outro lado, o país já garantiu outra medalha no tênis de mesa, e ela vai ser de ouro ou de prata. Nas duplas femininas, Giulia e Laura estão brilhando em Cali e conseguiram chegar à decisão ao saírem vitoriosas nos dois embates que tiveram nesta quarta-feira.

O primeiro jogo da dupla aconteceu diante das chilenas Valentina Rios e Macarena Montecino pelas quartas de final. A partida foi vencida pelas brasileiras em um 3 a 0, com parciais de 12/10, 11/4 e 12/10. A vaga na final foi alcançada na partida seguinte quando Giulia e Laura derrotaram as cubanas Daniela Carrazana e Karla Gonzalez em um confronto bastante acirrado: 3 a 2 (11/7, 7/11, 9/11, 11/9 e 11/9) para as brasileiras.

Na decisão, elas têm um encontro marcado com as mexicanas Clio Barcenas e Arantxa Aceves. A briga pelo ouro vai acontecer nesta quinta-feira, às 15h (de Brasília).

Brasileiros avançam no individual

Nas competições de simples, todos os três brasileiros que ainda estavam na disputa avançaram para as quartas de final. No feminino, Laura Watanabe conseguiu avançar ao derrotar a mexicana Clio Barcenas por 4 a 1 (11/8, 10/12, 11/8, 11/2 e 11/2), e Giulia Takahashi passou ao bater a argentina Muriel Rajmil por 4 a 0 (11/3, 12/10, 11/2 e 11/8). No masculino, Rafael Turrini fez uma boa exibição e superou o norte-americano Jayden Zhou por 4 a 1, com parciais de 11/9, 10/12, 11/9, 16/14 e 11/5.

Classificados, os representantes do Brasil já conhecem os seus adversários na próxima fase. Nesta quinta-feira, Laura vai à mesa diante da cubana Daniela Carrazana, enquanto Giulia mede forças contra a norte-americana Sarah Jalli. Outro que entra em ação é Turrini que disputa um lugar na semifinal com o canadense Jeremy Hazin. Caso avancem, eles já garantem, no mínimo, o bronze.


 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações