Presidente da Federação Alagoana é campeão brasileiro pela seleção do Rio

04/12/2018 15:39

Flavio Seixas, junto com Mario Ribeiro e Marcelo Guedes chegaram ao título brasileiro pela classe 9 paralímpica, na última semana, em Concórdia-SC

FOTO: Flávio Seixas disputa a classe 9 paralímpica e foi campeão brasileiro. Crédito: Christian Martinez/RGB Studios.

QUERO MAIS! Entre no nosso Flickr e confira todas as fotos do Brasileiro.

Concórdia (SC), 4 de dezembro de 2018.

CLAUDIA MENDES E LUCAS MATHIAS *

A Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro foi a grande campeã das equipes de seleções paralímpicas, pela classe 9, no 52º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. Mario Ribeiro, Marcelo Guedes e Flavio Seixas formaram a equipe representando o estado carioca na disputa, que ocorreu no dia 27 de novembro, na cidade de Concórdia-SC, sede da edição deste ano do campeonato.

No entanto, quem já está familiarizado com o meio do tênis de mesa brasileiro, logo percebe algo incomum: Flavio Alberto Conceição Seixas, campeão pelo estado do Rio na classe 9, não só é alagoano, como é presidente da Federação Alagoana de Tênis de Mesa. Fato curioso à primeira vista, Flavio contou o que fez com que jogasse por outro estado: “O Mário Ribeiro e o Marcelo Guedes, que são do Rio, atuam por Alagoas há 4 anos. Então, de tempo em tempo, fazemos uma permuta, eu venho jogar pela Federação do Rio”.

O que acontece é que nem no estado do Rio de Janeiro, nem em Alagoas, são encontrados três atletas com interesse em disputar o Campeonato Brasileiro na classe 9 paralímpica. Como este número de mesa-tenistas é o necessário para formar uma equipe, não haveria representantes de nenhum dos dois estados, já que o Rio conta só com Mario e Marcelo, e Alagoas somente com Flavio. A solução, então, foi juntar os três amigos em uma equipe só. O resultado? Três títulos em cinco anos para a equipe “multiestadual”.

Se Mario, Marcelo e Flavio se entendem bem mesmo vindo de estados distantes e distintos, é em um terceiro estado brasileiro que se sentem confortáveis: Santa Catarina. Os três títulos de seleções estaduais na classe 9 pelo Campeonato Brasileiro foram vencidos em cidades catarinenses: Joaçaba, em 2014, Chapecó, em 2016 e neste ano, 2018, em Concórdia. O período entre os títulos, sempre de dois em dois anos, também chama a atenção. “Seguindo a tendência, daqui a dois anos tem um novo título, se Deus quiser”, projetou Flavio Seixas.

A equipe dos três atletas também não se reúne para a disputa dos Campeonatos Brasileiros à toa. Flavio explicou que a classe 9 é uma das classes paralímpicas mais competitivas, sempre decidida no detalhe: “A situação da classe 9 é bem homogênea e isso faz crescer o nível da competição. A gente viaja, treina, se esforça, faz o mesmo papel, mas é na hora mesmo que vai ser decidido quem vai ser campeão, vice ou até mesmo não sair do grupo. Os favoritos estão bem emparelhados, e isso faz com que os atletas passem a procurar mais conhecimentos técnicos e novas maneiras de jogar contra seus adversários”

Vivendo em função do tênis de mesa, Flavio Seixas vai disputar,em São Paulo, a Seletiva para o Parapan-Americano de Lima, em 2019, com a motivação do título brasileiro. Após a vitória, também comentou o principal objetivo de tudo o que faz: “A gente trabalha muito em função do tênis de mesa nas funções de presidente, técnico e atleta. Cria uma visibilidade para que os paralímpicos vejam que a realidade é que podem chegar. Passamos a ser um espelho para que eles treinem e formem equipes em vários estados do Brasil. Esse é o intuito de todos os envolvidos no crescimento da modalidade aqui no país”.

 

*Lucas Mathias, estagiário sob a supervisão da equipe da Assessoria de Comunicação

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa