Rainha do Tênis de Mesa brasileiro recupera a coroa na Serra Gaúcha

02/11/2013 17:20

Quem já foi rei nunca perde a majestade, diz o provérbio sobre pessoas que são lembradas por atos ou qualidades do passado. Depois de quase dez anos no topo do ranking nacional, Lígia Silva cedeu o posto para a jovem e talentosa Caroline Kumahara, mas nesse sábado a “Rainha” recuperou a coroa em grande estilo.

Lígia Silva superou Caroline Kumahara, por 3 a 2, na final do Absoluto A, a categoria mais importante em disputa no 44º Campeonato Brasileiro, realizado em Bento Gonçalves. Foi uma partida sensacional, digna de duas atletas que fazem parte da elite do esporte e no ano passado estiveram juntas nos Jogos Olímpicos de Londres.

Caroline começou vencendo os dois primeiros sets por 11-7 e 11-8 e tudo levava a crer que conquistaria o título em seu primeiro ano na categoria Absoluto A, assim como aconteceu na decisão do Latino-americano realizado em El Salvador, em abril, e na etapa do Circuito Copa Brasil que aconteceu em Santos.

No entanto, ficou claro que não se pode subestimar uma atleta competente e talentosa como Lígia Silva, uma guerreira que foi buscar o resultado e conseguiu uma virada espetacular, salvando um match pont no último set, quando Caroline vencia por 12 a 11. O público foi literalmente ao delírio e aplaudiu de pé.

Os três sets vencidos por Lígia foram dramáticos e terminaram com a diferença de dois pontos. No terceiro, quando tudo parecia perdido, fechou com um emocionante 17 a 15, que parece ter lhe dado um gás a mais na reta final. Depois, fez 11 a 9 e, no último, 14 a 12, se tornando Campeã Brasileira mais uma vez na carreira.

No masculino, Gustavo Tsuboi superou Cazuo Matsumoto, por 3 a 0, e ficou com o ouro. Nesse sábado, a partir das 16 horas, acontecem as semifinais e a final da II Copa Latina, que serão transmitidas ao vivo pelo Canal SporTV.

No intervalo entre as disputas será realizado o “Desafio das Estrelas”, entre a atleta da Seleção Olímpica Caroline Kumahara e a da Seleção Paralímpica, Bruna Alexandre, com início às 17h20.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte. Outras notícias e resultados na página oficial do evento:

http://www.cbtm.org.br/2910-a-03-de-novembro-de-2013.aspx