Ronaldo de Souza é o novo nº 1 das Américas na Classe 2

03/10/2012 17:22

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF-PTT) divulgou nessa quarta-feira o Ranking Mundial Paralímpico, o primeiro depois dos Jogos de Londres.

Entre os brasileiros a principal surpresa aconteceu na Classe 2, com Ronaldo de Souza assumindo o posto de nº 1 das Américas.

O atleta da AABB Rizzone, de Brasília, ocupava a 19ª e agora está na 16ª posição, superando pela primeira vez seu companheiro de clube, Iranildo Espíndola, que caiu da 15ª para a 17ª colocação.

Ronaldo e Iranildo conquistaram a medalha de ouro juntos no Torneio de Equipes no Parapan de Guadalajara, no ano passado. Na mesma competição, os dois decidiram o título no Torneio Individual, que acabou ficando com Iranildo.

A dupla também atuou junta nos Jogos Paralímpicos de Londres e foi eliminada nas quartas de final do Torneio de Equipes pela Eslováquia de Jan Riapos e Rastislav Revucky, que conquistou a medalha de ouro.

No Individual, Ronaldo de Souza foi o primeiro a conquistar uma vitória para o Brasil, quando superou Jiri Suchanek, da República Tcheca, o então quinto colocado do Ranking Mundial. Graças a esse resultado, o brasileiro somou pontos e conseguiu melhorar sua posição.

--- Vencer na estreia de uma competição desse nível é tão difícil quanto chegar a uma final. Então entrei concentrado e me senti totalmente preparado. Fiquei feliz com o resultado --- afirmou Ronaldo, agora com uma motivação a mais para seguir em busca de seus objetivos.

--- Minha meta é disputar os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e vou passar os próximos anos trabalhando para isso --- garantiu.